O principal foco que se precisa levar em consideração é entender que o chefe é aquele que só pede as coisas, não se envolve com os processos e com a equipe. Ele é simplesmente um mandador. Quando falamos de líder, podemos entender que é aquela pessoa capaz de criar uma relação de grupo. Hoje em dia, estamos sempre focando nos líderes, pois eles são espelhos e fazem você se motivar e engajar por alguma coisa.
Com essa distinção clara entre o chefe ser aquele que só manda e o líder é aquela que impulsiona o grupo, é possível mudar a forma como encaramos a gestão e alguns paradigmas, principalmente como você se relaciona numa boa liderança. Porque ela é capaz de revolucionar toda uma empresa. As lideranças costumam ter cultura organizacional, onde todos têm vez, voz e visão e os líderes fazem esses resultados de suas equipes aparecerem.
Fica o questionamento: o que é melhor para uma empresa? Um chefe ou um líder? Basta acompanhar os números da empresa. É bem claro que um líder proporciona engajamento, motivação, interação com o grupo, uma conversa mais alinhada, uma equipe muito mais coesa.
A gestão em um todo também se diferencia muito. O chefe apenas monitora os resultados e cobra, enquanto o líder cuida de toda a gestão de pessoas, se compromete com a realidade delas. A liderança está preocupada com o que o colaborador pensa, realiza feedbacks constantes de melhorias, com foco na necessidade das pessoas e, dessa forma, consegue desenvolver o colaborador.
Os colaboradores que possuem um líder ativo e que entende suas necessidades, costumam se inspirar nessa figura e, consequentemente, o clima e a cultura organizacional melhoram, refletindo nos resultados da empresa. Ter uma presença inspiradora no seu dia-a-dia faz com que você renda muito mais e trabalhe com muito mais qualidade. O líder definitivamente é um diferencial na gestão de pessoas de todos os níveis.
O líder, por sua vez, quando a equipe está coesa e fluindo, diminui a rotatividade (o turnover) de colaboradores. Isso é essencial porque deixa de ser um ambiente de trabalho competitivo e passa a ser colaborativo.
O líder é essencial para o sucesso do grupo. Pense nisso!