Circuito de exercícios voltado para dar autonomia e um bom preparo físico para a realização das atividades do dia a dia e/ou esportivas (correr, saltar, agachar, puxar e rotar, etc.).
Tais exercícios aumentam aptidões motoras e desenvolvem as qualidades físicas como coordenação, resistência, força (potência), velocidade, equilíbrio, flexibilidade, estabilidade postural, agilidade e musculatura Core, trabalhando todos os músculos do nosso corpo com exercícios para membros superiores e inferiores.
Nem só de objetivos atléticos e estéticos vive o Treinamento Funcional. Há alguns anos, a modalidade vem se encaixando dentro de um conceito bem mais amplo. Na regularidade de sua prática, podemos elencar muitos benefícios relacionados à saúde e bem-estar, pois melhora a qualidade de vida, evita doenças como osteoporose, hipertensão, colesterol, diabetes e depressão, acelera o metabolismo, melhora a condição cardíaca, fortalece as articulações protegendo-as e evitando lesões.
Diferente da musculação, que trabalha isoladamente cada musculatura, o Treinamento Funcional envolve a integração do corpo todo para gerar um gesto motor específico em diferentes planos de movimentos. É uma forma de treinamento mais focada nos movimentos fundamentais do cotidiano ou no movimento específico de algum esporte com o objetivo de produzir movimentos mais eficientes.
O grande diferencial do Treinamento Funcional é o trabalho do corpo de uma forma global, com treinos variados em uma aula dinâmica, estimulando vários grupos musculares ao mesmo tempo, com o uso de aparelhos alternativos e materiais e acessórios diferenciados.