Psicopedagogia e Neuropsicopedagogia – Daniela Barreto de Oliveira Ferreira
Graduada em Pedagogia com Licenciatura Plena e Habilitação em Supervisão Escolar, Mestre em Educação, Pós-graduada em Informática Aplicada à Educação, Pós-graduada em Neuropsicopedagogia Clínica, Pós-graduada em Psicopedagogia Institucional e Clínica.
Pós-Graduanda em Neurociência e ABA – Análise do Comportamento Aplicada, Neuroterapeuta Especialista em Neurofeedback; Experiência de 25 anos na área de educação, com atuação como professora da Educação Infantil ao Ensino Superior, Orientadora Pedagógica, Coordenadora Pedagógica, Supervisora e Diretora Pedagógica.
Avaliação Neuropsicopedagógica e Psicopedagógica: auxilia no rastreamento dos processos e mecanismos cognitivos e de aprendizagem da criança, do adolescente, do adulto ou do idoso, realizado de forma estratégica e específica para cada faixa etária, por meio de instrumentos adequados. Seu objetivo principal é entender a origem da dificuldade, transtorno ou distúrbio apresentado.
Neuroterapia – Neurofeedback: é uma técnica que melhora o funcionamento cerebral por meio da neuromodulação autorregulatória não invasiva, proporcionando resultados incrivelmente satisfatórios.
Com a prática, as pessoas tornam-se mais conscientes de seu próprio corpo e são capazes de aprender a controlar certos processos e reações fisiológicas, o que permite aliviar os sintomas negativos de vários comportamentos, transtornos, síndromes e doenças, aumentando a performance cognitiva, comportamental e emocional, fazendo com que o corpo e a mente funcionem de maneira mais eficaz.
O Neurofeedback é indicado para a condução de diversas disfunções neurológicas, como:
• Ansiedade, pânico e depressão
• Traumas
• Autismo (TEA)
• Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)
• Transtornos de Aprendizagem
• Derrames/quadros isquêmicos
• Desordens do sono/insônia
• Dores crônicas (incluindo Fibromialgia)
• Enxaqueca
• Epilepsia
• Estresse pós-traumático
• Problemas de Atenção e Memória
• TOC (Transtorno Obsessivo-Compulsivo)
• Traumatismos crânio-encefálicos (TCE’s), etc.
Primeiramente, é realizada uma sessão de anamnese para o levamento das queixas e objetivos do paciente. Posteriormente, um mapeamento cerebral para a análise quantitativa e qualitativa do funcionamento do cérebro do paciente. As informações são analisadas e relacionadas com as queixas e os objetivos e é elaborado um plano personalizado de treinamento.
As sessões de treinamento de Neurofeedback é como uma ginástica cerebral, onde é estabelecido o limiar de funcionamento de base, que é o que se entende como o funcionamento normal do cérebro daquele indivíduo, e oferecida a recompensa visual e auditiva quando ocorre a mudança.
Com os treinos, ocorre a aprendizagem e os padrões do cérebro se tornam funcionais. São usados filmes, jogos, músicas como feedback, tornando o treinamento agradável e promissor.
O Neurofeedback permite que você treine o seu cérebro até ele entender que é você quem está no controle da sua vida.