Inteligência Relacional é aquela que diz respeito à forma como você se relaciona consigo, com o outro e com o mundo. É o saber ligado aos relacionamentos intrapessoal e interpessoal. Reconhecer suas individualidades é um dos pontos de partida para desenvolver esse tipo de inteligência, que é o caso aplicado em relacionamento intrapessoal.
Trata-se também de um exercício constante de autoconhecimento cujos benefícios podem ir além do individual, no caso de praticar o relacionamento interpessoal.
Existe também a Inteligência Emocional, que é a capacidade do ser humano de lidar com as suas próprias emoções, o que está diretamente ligado à Inteligência Relacional.
Hoje em dia, as empresas e as oportunidades de trabalho não estão surgindo somente para pessoas com enormes capacidades técnicas em determinadas áreas, que é a Inteligência Adquirida, baseadas apenas na Inteligência Racional e sim para profissionais capazes de interagir com diversos cenários e mudanças rápidas, suscitando a necessidade de pessoas inteligentes emocionalmente também para lidar bem com tudo isso, profissionais com a capacidade de autocontrole, habilidades sociais e nível de autoconhecimento, isto é, inteligência relacional.
A pandemia e a relação com o homeoffice, por exemplo, trouxeram bem a tona estes tipos de inteligência, seja no que diz respeito à liderança, gestão de equipes ou mesmo ao desenvolvimento do próprio trabalho, isso porque, vivemos algo nunca visto antes, que impactou em cheio o mercado de trabalho e obrigou as organizações e os colaboradores a anteciparem o que já estava por vir: novas modalidades de trabalho.
Para aprender a lidar com estes desafios, foi necessário saber utilizar tanto a inteligência relacional para lidar com o outro, fortalecer a confiança e entrega; como a emocional, para gerir as emoções diante das dificuldades e anseios vividos.
Praticar o autoconhecimento e ter empatia é fundamental para poder desenvolver a inteligência relacional e isso com certeza ajudará você a crescer cada vez mais. Boa sorte na sua jornada!
* Artigo publicado pela colunista Alexander Costa, que é CEO do Grupo Gestão GMA, especialista em Desenvolvimento Humano, Liderança, Carreira, Consultor de Negócios e Empreendedorismo.