O processo de envelhecimento facial se deve a um fenômeno multifatorial causado pela falta de resposta aos estresses endógenos – inerentes ao corpo – e exógenos – estimulado por agentes externos.
O envelhecimento interno é gradual e provocado pela passagem do tempo ou motivos hereditários, ao passo que fatores externos precipitam a degradação celular, tais como a radiação solar e alterações hormonais como a menopausa.
A pele pode perder o viço, aparecem rugas mais profundas, o rosto perde definição no contorno por causa do avanço da flacidez, a área dos olhos torna-se menos elástica. Os lábios ficam mais finos, surgem mais rugas estáticas e, devido à flacidez, notamos excesso de pele em algumas áreas.
A perda de definição do contorno do rosto é uma queixa muito comum. Com o envelhecimento e flacidez, a bochecha pesa, formando o que chamamos de “buldogue”. Para esse problema, a indicação é realizar tratamentos para sustentar essa região.
Para tanto, alguns tratamentos auxiliam no sentido de reverter diversos desses sinais de envelhecimento cutâneo. São eles:
– Fios de PDO, que é um tratamento de rejuvenescimento facial com uma tecnologia que visa redefinir o rosto, devolver o volume facial e amenizar rugas, corrigindo bochechas caídas, pescoço flácido, ângulo de mandíbula mal definido, supercílio caído e levanta as maçãs do rosto.
– Laser de Thulium, que é utilizado para tratamento de manchas, rugas finas, poros dilatados e cicatrizes de acne, melhorando a textura da pele e também para tratar queda de cabelo.
– Preenchimento com ácido hialurônico, que é feito para dar sustentação, como no malar e ângulo da mandíbula, além de áreas que vão se aprofundando com o tempo, como olheiras e bigode chinês.
– Bioestimuladores de colágeno (Sculptra/Radiesse), que são produtos que estimulam a produção de colágeno na pele. O resultado é uma melhora significativa na flacidez, conferindo mais firmeza e elasticidade à pele
– Ultrassom microfocado, que é uma opção não invasiva quando o assunto é dar firmeza à pele e remodelar o contorno do rosto, em especial, a famosa “papada”. O tratamento pode ser feito em qualquer período do ano.
– Jato de plasma para realizarmos blefaroplasma. Conseguimos atuar na região dos olhos, reduzindo as rugas e a flacidez da área. O equipamento é de uso exclusivamente médico, promove sublimação e evaporação do tecido cutâneo com consequente retração do tecido e efeito lifting.
É importante lembrar que cada procedimento é adequado para cada tipo de pessoa. Há inúmeras opções possíveis e por isso, para além da beleza, é importante buscar um profissional qualificado.
* Artigo publicado pela Dra. Lívia Maria Camargo, médica, CEO da Clínica Dra. Lívia Maria Camargo e Mar Spa Capilar. É formada em Medicina pela Universidade Gama Filho, com especializações em dermatologia, estética, laser e cirurgia dermatológica pelo Hospital da Gamboa Santa Casa de Misericórdia, no RJ, local onde se localiza a sua clínica. CRM-RJ 52 95896-4/ CRM- SP 189909.