Em pleno século 21, ainda nos deparamos com muita resistência na procura de um tratamento psicológico. O psicólogo passou a ser rotulado como “médico de maluco”.
Essa questão já passou por uma boa melhora, mas, ainda assim, a grande maioria das pessoas só procura ajuda quando já está num momento em que se sente sem saída. E há também os que pensam em procurar, mas desistem, por medo, vergonha ou falta de conhecimento, já que acham que o psicólogo não tem condições de ajudar.
Mas afinal, quando eu devo procurar um psicólogo e como ele poderá me ajudar?
Fique atento às situações cotidianas em que você perde o controle emocional, seja no âmbito profissional, pessoal, familiar ou afetivo. Em outras palavras, se as suas emoções de tristeza, raiva ou irritabilidade são tão intensas que atrapalham sua vida, você deve procurar ajuda. Atenção também aos sintomas físicos: taquicardia, falta de ar, dores no estômago, alergias na pele, sudorese, diarréia, entre outros.
Nem sempre esses sintomas são tratados no médico, mas devem ser descartados quaisquer desses problemas físicos primeiro. Ansiedade exacerbada, irritabilidade, pânico e insegurança são sinais de que você precisa de uma ajuda psicológica.
Tomar a decisão de fazer psicoterapia pode mudar sua vida para melhor. Ajudará a superar quaisquer conflitos ou traumas do passado e proporciona a restauração do seu equilíbrio emocional, te levando a um nível de autoconhecimento tão profundo que você irá crescer pessoalmente, profissionalmente e, principalmente, emocionalmente. Psicoterapia é acolhimento e autoconhecimento que te mostra que, ao lidar com suas dificuldades, você pode ser todos os dias sua melhor versão.
* Artigo publicado pela colunista Andréa Loureiro, psicóloga, coach, reikiana é empreendedora (@andrealoureirocoachpsi)