Antes de iniciar a pontuar tais diferenças que são importantes na hora de falar de liderança, quero compartilhar algo importante: o que não é liderança – líder tem autoridade e não poder. Chefe faz uso do poder!
O que não é liderança: gerência e chefia. Você sabe a diferença entre elas?
Gerência: Competência técnica e eficiente para realização de suas tarefas. É o que fazemos, porém, liderança é quem somos.
Liderar – significa conquistar as pessoas, envolvê-las de forma que coloquem seu coração, mente, espírito, criatividade e excelência a serviço de um objetivo e de uma visão. Você não gerencia pessoas. Você lidera pessoas.
Chefe é sinônimo de poder, já o Líder, de autoridade. Há uma diferença vital entre as duas relações:
Poder – É a faculdade (chefe) de forçar ou coagir alguém a fazer sua vontade, por causa de sua posição ou força, mesmo que a pessoa preferisse não o fazer.
Autoridade – É a habilidade (líder) de levar as pessoas a fazerem de boa vontade o que você quer por causa de sua influência pessoal. Ela se constrói sempre que servimos os outros e nos sacrificamos por eles. Não pode ser comprada nem vendida, dada ou tomada. Diz respeito a quem você é como pessoa, seu caráter e a influência que você exerce sobre as pessoas.
Finalizo com esta frase que uso no meu dia a dia:
“Ser autoritário não é fazer uso da autoridade, é fazer uso do poder… O autoritário até consegue exercer uma liderança, mas esta terá tempo de validade; uma vez que a liderança perene se consegue fazendo uso da autoridade e servindo!”.
* Artigo publicado pelo colunista Alexander Costa, especialista em desenvolvimento humano, liderança e gestão de pessoas e empresas.