Lesões frequentes na prática de atividades físicas
Praticar uma atividade física certamente é prazeroso, pois traz benefícios para a saúde e, além disso, pode se verificar melhorias na qualidade de vida tanto de jovens quanto de idosos.Os resultados pela prática esportiva podem ser verificados pela diminuição dos índices de mortalidade, principalmente por doenças cardiovasculares e coronarianas, impedimento e/ou retardo do aparecimento da hipertensão arterial e redução dos níveis de pressão arterial nos hipertensos, alívio dos sintomas de depressão e ansiedade e melhora do humor.
Porém, praticar uma atividade física sem uma devida orientação de um profissional especializado pode acarretar sérios problemas à saúde, como por exemplo, lesões traumáticas, macro traumas, dor súbita e edemas tanto muscular como articulares.
A seguir, algumas lesões mais frequentes com a prática de atividades físicas:
• Entorse – é um movimento de uma articulação além do que os ligamentos podem suportar, resultando em lesões ligamentares. Esse acidente é o mais freqüente no meio esportivo, pois afeta principalmente joelhos e tornozelos;
• Contusão – é um trauma, uma batida em qualquer parte do corpo, provocando uma compressão violenta e com isso comprometendo a função dos músculos ou tendões gerando uma inflamação no local.
• Luxação – é um desencaixe, pois causa um deslocamento anormal das superfícies de contato da articulação com o osso, essa lesão requer cuidados médicos urgentes.
• Fratura – essa lesão é causada por estresse exercível decorrente do excesso de atividade física. Sendo assim, o osso parte-se em dois ou mais pedaços gerando muita dor.
• Distensão ou estiramento – é quando há o alongamento das fibras musculares alem do seu comprimento normal.
• Cãibras – é a contração involuntária e dolorosa do músculo provocado por acumulo de ácido lático ou alteração no metabolismo de alguns elementos, ente outras causas.
• Tendinite – é a inflamação dos tendões, localizados nas extremidades dos músculos, ocasionado por repetições excessivas de movimentos.
Importante: Sempre pratique atividades físicas sob a supervisão de um profissional habilitado.