Por 27 votos e cinco abstenções, a Câmara de Vereadores do Rio aprovou em primeira discussão um projeto que cria a Zona Sudoeste da cidade a partir de uma divisão dos limites da Zona Oeste do Rio.
A Zona Sudoeste será integrada pelos bairros da Barra da Tijuca, Vargem Grande, Grumari, Recreio dos Bandeirantes, Jacarepaguá , Joá, Anil, Curicica entre outros próximos.
A iniciativa partiu de Dr. Gilberto (Solidariedade), que deixou na Zona Oeste original apenas os bairros da chamada Área de Planejamento 5 (AP 5) que inclui Campo Grande, Santa Cruz, Guaratiba entre outros.
— A justifica disso é uma coisa simples e objetiva. Procura qualificar a geografia do nosso município. E tem o objetivo de orientar o crescimento da cidade de forma sustentável. Em 2021, a Câmara já havia aprovado uma lei demarcando a Zona Oeste ”raiz”. Desde então, a Zona Oeste passou a ser considerada a região depois do Túnel da Grota Funda. Essa proposta é extremamente viável, saudável, não prejudica ninguém. Ajuda a melhorar a qualidade de vida e estabelecer politicas públicas, serviços e melhor infraestrutura e segurança — disse Gilberto, o único a debater o projeto no plenário.

A matéria deve voltar para discussão final ainda esse mês. A proposta do vereador ocorre na mesma semana em que o Órgão Especial do Tribunal de Justiça considerou inconstitucional uma lei que criava mais um bairro: Fazenda Botafogo, como informou Ancelmo Gois.
Os desembargadores acolheram argumentos da Procuradoria do Município que a proposta a partir da divisão do bairro de Coelho Neto não respeitava o Plano Diretor nem os setores censitários. Além disso, a medida provocaria o aumento de despesas públicas sem previsão orçamentária.
Críticas na Barra
— Zona Sudoeste? Os vereadores com tanta coisa para resolver…Isso em lugar de ressaltar o que chamam de Zona Oeste raiz vão discriminar ainda mais aquela região. E também discrimina quem mora na Barra. Historicamente, a Barra sempre foi Zona Oeste — disse o presidente da Câmara Comunitária da Barra, Delair Dumbrosck.