Prefeitura anuncia obras de revitalização na orla da Barra da Tijuca

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, anunciou, nesta sexta-feira (22/07), o cronograma das obras de recuperação do calçadão da Barra da Tijuca, na Zona Oeste. A revitalização, que será feita pela Secretaria Municipal de Infraestrutura, vai se estender por trechos ao longo de cinco quilômetros da orla, entre os postos 3 e 8.

Os investimentos da Prefeitura para promover melhorias na urbanização serão de R$ 10,6 milhões. O anúncio foi feito na véspera das comemorações dos 41 anos do bairro, que serão celebrados no sábado (23/07).

–  São trechos que foram mais afetados pelas ressacas dos últimos anos, desde o fim de 2019. Vamos revitalizar quiosques e recuperar a calçada danificada. Também será restabelecida a vegetação de restinga dessa parte da orla. É uma obra com prazo de seis meses, devemos entregar tudo pronto no próximo verão – afirmou o prefeito Eduardo Paes.

Entre os serviços previstos para a orla da Barra da Tijuca estão a construção de colchões em concreto, abertura e preenchimento das mantas geotêxteis, que ajudam na recuperação e estabilização do local, além de restabelecimento da cobertura de areia. Também serão feitas a implantação de biomanta com vegetação de restinga e a reestruturação de passeios e pavimentos danificados.

20220723 165629
A praia da Barra é uma das regiões que mais sofreram com o fenômeno das fortes ressacas no litoral do Rio.

– Conseguimos tirar do papel essa obra tão esperada pela população, principalmente para quem costuma frequentar a praia da Barra da Tijuca. É um projeto que, além de proporcionar melhorias na urbanização, vai trazer mais segurança para todos – contou a secretária de Infraestrutura, Jessick Trairi.

Bastante frequentada por cariocas e turistas, a praia da Barra é uma das regiões que mais sofreram com o fenômeno das fortes ressacas no litoral do Rio nos últimos anos. Com o aumento da maré, a faixa de areia da praia — principal proteção do calçadão contra o avanço do mar — diminuiu, causando danos à urbanização e ao paisagismo da orla. Para garantir a segurança dos banhistas e promover a estabilização do local, a Secretaria de Infraestrutura desenvolveu o projeto de restauração e reforço da área danificada.

– Essa obra é mais do que um presente para a Barra, é um compromisso da Prefeitura de zelar pela cidade. Precisamos recuperar a orla, o calçadão que foi danificado pelas ressacas. Temos ainda uma área da Praia da Reserva com decks e muretas destruídos.  Vamos revitalizar tudo isso e entregar para a população uma orla nova –  disse o subprefeito da Barra da Tijuca, Raphael Lima.

Decks da Praia da Reserva também serão reestruturados

A recuperação dos decks da Praia da Reserva, na Avenida Lúcio Costa, na Barra da Tijuca, será feita pela Secretaria de Conservação com um investimento de cerca de R$ 553 mil. Vão ser executados os serviços de substituição da pavimentação de oito decks em madeira por paralelepípedos, com área total de 1.265 m²; recuperação de 53 m² de alvenaria de pedra em elevação (muretas); recomposição de cercas de arame galvanizado, com reposição de 900 mourões de eucalipto para proteção da vegetação, e reposição de frades metálicos.

– São oito decks que estão muito deteriorados. A madeira vai ser toda trocada por paralelepípedos. Além disso, vamos  recompor os mourões que cercam a vegetação e instalar fradinhos para impedir que os carros estacionem nas calçadas – afirmou a secretária de Conservação,  Anna Laura Secco.

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!