Com o objetivo de contribuir para elevar os índices de doadores de sangue no Brasil, a campanha “Ação Solidária 2025.2” será realizada até o dia 30 de setembro de 2025. É uma parceria do Instituto Yduqs com as instituições de ensino superior Estácio, Wyden, IDOMED e Ibmec, numa ação em colaboração com a Hemocione, ONG formada por jovens determinados a promover o hábito da doação de sangue no Brasil.
Cada instituição do grupo educacional terá sua própria programação. No caso do Ibmec RJ, as ações presenciais serão realizadas no dia 24 de setembro, no espaço térreo da unidade da Barra da Tijuca, e no dia 29 de setembro, no 10º andar da unidade do centro do Rio. As doações poderão ser feitas sempre das 10h às 15h.
Para o reitor do Ibmec-RJ, Samuel Barros, “Começar a faculdade é também uma oportunidade de fazer a diferença. Participar do Trote Solidário significa unir aprendizado, responsabilidade social e solidariedade, mostrando que cada gesto pode salvar vidas e fortalecer a nossa comunidade acadêmica”.

Além do impacto humano, os estudantes engajados nesta mobilização vão receber 40 horas de Atividade Acadêmica Complementar (AAC) como reconhecimento pela iniciativa. Colaboradores das instituições também estão convidados a participar como doadores.
Por que doar sangue e quem pode doar?
Cada bolsa de sangue doada pode salvar várias vidas, já que o sangue é separado em hemácias, plaquetas, plasma e crioprecipitado, atendendo diferentes pacientes e usos clínicos, como cirurgias, emergências, tratamentos oncológicos e doenças crônicas. Por ser estratégico e sem substituto, sua indisponibilidade coloca vidas em risco.
*Critérios para doação no Brasil (Ministério da Saúde):*
Idade: entre 16 e 69 anos (menores de 18 com autorização; entre 60 e 69 apenas se já doaram antes dos 60).
Peso mínimo: 50 kg.
Cuidados: dormir pelo menos 6 horas, não estar em jejum (evitar alimentos gordurosos nas 3 horas anteriores e aguardar 2 horas após o almoço).
Saúde e documentação: estar em boas condições e apresentar documento oficial com foto (físico ou digital).
Intervalo entre doações: homens até 4 vezes ao ano (60 dias de intervalo) e mulheres até 3 vezes (90 dias de intervalo).
Sobre a doação de sangue no Brasil
Segundo dados mais recentes do Ministério da Saúde, entre 2023 e 2024 houve um incremento de 1,9% nas doações de sangue. No acumulado de janeiro a maio de 2025, já foram registradas 831.518 doações, enquanto as transfusões cresceram 2,9%. Apesar de estar dentro da faixa recomendada pela OMS — que situa o ideal entre 1% e 3% da população como doadora — apenas cerca de 1,6% da população brasileira doou sangue em 2023. Em algumas estimativas, o índice real chega a 1,8%, ainda aquém dos 3% a 5% considerados desejáveis.
*Desafios e motivos do índice ainda baixo*
Apesar dos avanços, a doação de sangue no Brasil ainda enfrenta obstáculos:
Desinformação: muitas pessoas não recebem informações claras sobre o processo.
Falta de valorização: ausência de reconhecimento desestimula doadores regulares.
Questões sazonais: períodos como férias ou datas festivas afetam negativamente os estoques.
Sobre o Ibmec
Reconhecido como uma das mais importantes e qualificadas escolas de negócios do país, o Ibmec vem há 55 anos formando os verdadeiros protagonistas nas suas áreas de atuação e que estejam preparados para enfrentar os desafios do mundo. Pioneiro no MBA em finanças do Brasil em 1985, a instituição atualmente possui mais de 50 cursos de pós-graduação presenciais e online, entre MBAs, Global MBAs e LL.M., e um amplo portfólio de graduação em diferentes áreas: economia, administração, direito, relações internacionais, engenharia, comunicação e arquitetura, e cursos tech, como: Engenharia de Software, Engenharia da Computação, Ciência de Dados e Inteligência Artificial.
Com unidades no Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Brasília, além de programas que podem ser cursados online de qualquer lugar do país, o Ibmec está preparado para proporcionar aos seus alunos um ambiente de colaboração, integração, experiência internacional e ensino de qualidade voltado à prática.