A Leishmaniose é uma zoonose (afeta animais e humanos), causada por um protozoário conhecido como Leishmania spp. É transmitida EXCLUSIVAMENTE pela picada do mosquito flebótomo infectado.
O diagnóstico só deve ser feito através de exames, realizados através de sangue e punção de linfonodos e medula óssea. Também devem ser solicitados exames bioquímicos que monitorem o aumento das enzimas ou anemia; exames como ultrassonografia também são utilizados para avaliar hepatomegalia e esplenomemagalia, aumento do fígado e baço respectivamente.
O tratamento da Leishmaniose Visceral Canina é polêmica. Os ministérios da Saúde e da Agricultura determinam que animais infectados pela doença devem ser sacrificados; o que causa revolta nos proprietários, pois os animais de estimação são considerados membros da família.
No Brasil, existe no mercado uma vacina contra a Leishmaniose Visceral Canina, que confere proteção. Apenas pode ser iniciada, após consulta e solicitação de exame específicos. O médico veterinário é seu maior aliado na manutenção da saúde e do bem-estar do seu companheiro, visite-o regularmente, cuidar de maneira correta e responsável do seu animal é o maior ato de amor que você pode fazer por ele.