O consumismo virou algo tão comum que nem percebemos mais quando compramos algo por impulso, e os erros mais comuns são sempre relacionados aos eventos festivos. Temos a necessidade de encontrar a roupa perfeita, o look perfeito, pra ninguém “botar defeito”, somos levados por uma onda de inseguranças e deixamos de perceber o que mais importa: nossa felicidade.
A roupa que você está escolhendo te faz realmente feliz? Você vai estar confortável? Vai poder dançar e se divertir até o final da noite? Se a resposta é sim, ótimo! Encontrou sua roupa perfeita! Se ainda não encontrou, vamos pensar um pouco mais antes de investir? Em vez de comprar uma nova peça, vamos desacelerar esse consumo pelo novo e dar oportunidade para as peças que já existem?
1- Antes mesmo de comprar;
Já olhou o seu guarda-roupa? Sabe aquela blusa e aquela saia guardada para uma ocasião especial? Ou aquela calça que tem um caimento lindo mas você não sabe o momento certo? O momento é esse! Faça a primeira compra em um lugar fantástico: seu próprio armário! Descubra o que tem e talvez até desapegue de algumas coisas (pode ser um jeito de conseguir uns descontos no próprio brechó), tenho certeza que vai se surpreender com o que tem guardado!
2- Dê preferência a peças separadas;
Um vestido ou macacão, por serem peças únicas, são sempre mais difíceis de introduzir no guarda-roupa, então, em qualquer ocasião, dê preferência às peças separadas. Versatilidade é a palavra-chave para uma vida sem consumo impulsivo!
3- Aposte em cores neutras;
Compre cores que está habituado a usar, nessas horas ousar muito pode fazer você ter uma peça que ficará no fundo da gaveta. Estampas e cores sazonais não devem ser sua prioridade, pense que está procurando algo que consiga usar depois diversas vezes!
4- Sapatos de brechó viram sapatos personalizados;
Quem disse que sapato de brechó é ruim está extremamente errado, dentro do meu atelier eu sempre compro sapatos de brechó para reutilizar e criar novos modelos! É claro que alguns só precisam de uma lavagem, muitas vezes estão sujos só por estar ali, mas, se quiser, é só procurar um lugar para personalizar, vai ser algo único e que pode dar o toque de estilo que seu look estava precisando!
5- Pense no seu trabalho;
Não importa qual é o seu trabalho, sempre temos um dia que precisamos estar mais arrumados. Comprar pensando em usar nessas ocasiões é uma opção para quem quer evitar desperdícios e não tem tanto tempo para sempre procurar novas peças (sem necessidade, né?). E, pessoal, repetir roupa NÃO é um problema, mude os acessórios, os sapatos, vá brincando com o seu guarda-roupa, mas nunca use uma peça uma única vez, você está desperdiçando seu dinheiro!
6- Mix de cores;
Quem disse que precisa parecer uma única peça? Já que estamos usando a criatividade e versatilidade, ouse nas cores complementares, análogas e até monocromáticas. Perfeito para quem quer estar estiloso de diversas maneiras diferentes! Seu guarda-roupa é o melhor shopping que existe, só falta você descobrir isso!