Matérias e Colunas

É UM BOM MOMENTO PARA SE ADQUIRIR UM IMÓVEL? QUAIS OS CUIDADOS DEVO TER?

0decoracaojaneiro interna copia 5

Esse é o melhor momento para adquirir o tão sonhado imóvel ou para aqueles que querem realizar um bom investimento. Há excelentes oportunidades em todo o Brasil. Tantos imóveis de baixo, médio e altos valores você tem as melhores condições em função do grande volume de estoques em que as construtoras estão ofertando, objetivando captar recursos para uma nova tomada de crescimento do mercado imobiliário brasileiro. Nestas condições, os vendedores têm procurado facilitar ao máximo a vida dos compradores.

Apesar da grande oferta, algumas cautelas são necessárias a fim de evitar o máximo de problemas na aquisição. Considerando que comprar um imóvel é um grande passo na sua vida.

Um primeiro passo após a escolha do imóvel a ser adquirido é checar bem os dados e informações do vendedor:

·       Verifique se existe protestos em nome do vendedor;
·       Veja se tem ações cíveis;
·       Peça certidões negativas do Executivos fiscais, municipais e estaduais:
·       Certidões da justiça do trabalho;
·       Se existe débitos do INSS/CND;
·       Veja também se existe alguma Falência e concordata em nome do vendedor;
·       Tem também que verificar junto a Justiça Federal.

Procurando adquirir seu imóvel através de uma bem conceituada imobiliária ou corretor devidamente credenciado, a sua vida é bem facilitada quando da compra, porque esses profissionais têm sempre o cuidado de verificar toda essa documentação antes do fechamento do negócio.

Um bom corretor de imóvel, precavido, cuida de ver a credibilidade da construtora, a boa escolha dos imóveis a serem ofertados, confere toda a documentação, lê sempre antes o contrato de compra e venda.

Evidente que mesmo assim, com todos esses cuidados, você deve ler tudo com calma, organizar seu planejamento financeiro, realizar uma visita a obra ou ao imóvel já construído.

Veja bem a localização, como anda a infraestrutura do bairro, os meios de transportes, a comunicação de telefonia e, se possível, veja até quem serão seus vizinhos.

O mais importante é estudar bem as reais condições financeiras antes de adquirir o seu imóvel. De preferência procure fazer uma reserva, investindo em aplicações financeiras em fundos imobiliários, como Bresco Logística, RBR Rendimentos, BTG Pactual Fundo de Fundos entre outros disponíveis. Não deixe sua reserva parada e nem aplicada em poupança, porque atualmente os rendimentos têm sidos negativos, em função da baixa taxa SELIC, que regula as taxas de juros.

Durante esse período de estudos e pesquisas, tente já aprovar uma carta de crédito com uma instituição financeira.

Pense bem em sua real necessidade de comprar um imóvel.

Não tenha pressa ao escolher o imóvel e tenha calma em se organizar financeiramente e ver o potencial de valorização deste imóvel.

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!