Enquanto você fica em casa seguindo as orientações para conter a pandemia do corona vírus, que tal investir numa rotina de autocuidados? Só porque você está em casa não significa que precisa abandonar seus cuidados pessoais. Aproveite esse tempo para dedicar-se a sua saúde física e mental. Durante esses tempos de incerteza, praticar o autocuidado é mais importante do que nunca!
É certo que o período de reclusão social pode causar menos danos à pele do que em uma rotina comum, já que não temos os danos provocados pelo sol e pela poluição. Mas por outro lado, com a ansiedade das incertezas, o emocional também pode afetar a sua pele. Por isso, é essencial que as pessoas fiquem mais atentas à saúde da pele nesse período.
Use o seu tempo livre pra investir em uma rotina mais completa de autocuidado, acrescentando aos seus cuidados diários alguns rituais. Para tal, separei algumas dicas infalíveis:
– Lave e hidrate seu rosto com produtos específicos para seu tipo de pele Se estiver de maquiagem, use primeiro o demaquilante e depois lave seu rosto. É de extrema importância utilizar o sabonete ideal para seu tipo de pele para evitar espinhas e ressecamento. Depois, use o tônico facial que irá preparar sua pele para receber o hidratante que também deverá ser de acordo com seu tipo de pele.
– Faça um tratamento com skinmask: Escolher um tratamento com skinmasks ou usar cremes hidratantes ou clareadores são boas opções para cuidar da pele e aproveitar a privacidade que o home office proporciona.
– Não se esqueça do protetor solar: Independentemente de estar em casa, é imprescindível o uso do filtro solar. E de preferência com cor para promover proteção física contra a luz visível que existe na TV e celular, dispositivos que têm o uso aumentado durante a reclusão.
– Use esfoliante semanalmente: A esfoliação promove uma limpeza superficial, retirando as células mortas e deixando o rosto com um ar mais saudável. Ela também é uma ótima aliada para a prevenção de cravos e espinhas.
– Cuide de suas unhas mesmo que não estejam pintadas: Já que que não podemos ir ao salão e a recomendação é que se evite o uso de esmaltes, use produtos tópicos como hidratantes e fortalecedores. Esses produtos penetram mais quando estamos sem esmalte.
– Siga um cronograma capilar básico: Comece pelo shampoo antirresíduos para abrir as cutículas do fio e em seguida, use uma máscara de hidratação, nutrição ou restauração (de acordo com a necessidade dos fios) e finalize com o condicionador.
– Se ame mesmo com pouca ou sem nenhuma maquiagem: Que tal dar um respiro para a pele durante a quarentena? Sem dúvidas a maquiagem é uma super aliada para nossa autoestima, mas que tal aproveitar esse período para evitar os excessos? A maquiagem, principalmente bases e corretivos, possui partículas de pigmento e outros compostos que podem, no dia a dia, obstruir os poros quando não removidos corretamente. Ficar alguns dias sem usar esses produtos ajuda a pele a se reequilibrar e regenerar.
Cuide-se!