A TPM INTERFERE NA SUA VIDA COTIDIANA?

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É muito importante ter consciência de que a TPM (tensão pré-menstrual) é normal. Cerca de 75% das mulheres percebem mudanças em seus corpos, de uma a duas semanas antes da menstruação.

Os sintomas são variáveis. Vão desde ataque de nervos a choro fácil, passando por inchaço, cólica, dor de cabeça e irritabilidade, que são os mais comuns.

E, por que há tanta oscilação? A principal causa é o desequilíbrio hormonal. Durante a segunda metade do ciclo, a serotonina diminui e a progesterona aumenta, e é isso o que causa tanto os sintomas físicos, como o inchaço e a cólica, quanto o cansaço excessivo e a compulsão por doces.

Existem alguns fatores que intensificam a TPM, como o tabagismo, consumo de comida condimentada ou gordurosa, sal em excesso, estresse e ingestão de café e refrigerante. Mas esse é um ciclo natural do corpo feminino. Cada mulher é única, por isso, durante o ciclo, além de cuidar da alimentação, é importante aproveitar o momento para se conhecer e entender como seu corpo funciona.

Mas, é claro, existem algumas formas de aliviar os sintomas e se sentir melhor durante esse ciclo. Para isso, manter hábitos saudáveis é fundamental. Procure ter uma boa alimentação, ingerindo comidas leves e aumentando o consumo de frutas, verduras, cereais, proteínas e, claro, muita água. Chás calmantes, como camomila, também ajudam muito. Vale a pena praticar exercícios, pois estes liberam endorfina, que ajuda a ter a sensação de bem-estar, além de aliviar dores e controlar o estresse.

Em caso de cólicas ou dores excessivas, é importante procurar um/uma ginecologista, para fazer acompanhamento médico, pois existem doenças, como a endometriose, que podem intensificar essas dores.

Por fim, pra te dar mais uma forcinha, segue uma listinha com alimentos que te ajudam a aliviar os sintomas da TPM e deixar esse ciclo mais leve:

  1. Couve – Fonte de vitamina A, ajuda a regular as variações hormonais;
  2. Abacaxi – Excelente no combate à irritabilidade. Evita o inchaço, pois é rico em potássio;
  3. Aveia – Ajuda a produzir dopamina e serotonina;
  4. Chá de camomila – Tem efeito calmante. Além de aliviar o estresse, ajuda a combater as cólicas menstruais;
  5. Banana – Alivia o desconforto do inchaço;
  6. Cacau – Fonte de triptofano e magnésio, o cacau vai ajudar a combater o mau humor.

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