Cada vez mais comum na atualidade, a ansiedade é uma condição natural humana que pode tornar-se patologia. Por isso, é importante entender suas causas e sintomas, e analisar sua intensidade em sua vida.
A ansiedade é uma sensação de angústia, medo e desespero que pode se manifestar fisicamente gerando dor no peito, falta de ar, frio no estômago e tremedeira, entre outros sintomas. É um processo natural, que tem como objetivo a autopreservação. Ao identificar um perigo iminente, o nosso cérebro começa a liberar uma série de hormônios e neurotransmissores que vão nos permitir lutar e/ou fugir, facilitando, assim, que escapemos do perigo. Porém, quando perdemos o controle da nossa ansiedade, começamos a identificar, inconscientemente, qualquer dificuldade ou perigo como uma ameaça e começamos a liberar os mesmos hormônios que geram irritação e inquietude.
O medo é uma resposta a uma ameaça identificada, já a ansiedade é uma resposta a ameaças desconhecidas, dificultando, assim, a separação entre situações e problemas que podem agredir nossa vida e situações normais que podemos contornar.
Não existe uma quantidade ideal de ansiedade; cada mente processa informações de um jeito, mas a ansiedade se torna uma patologia quando começa a interferir na qualidade de vida e saúde física e mental. Dessa forma, sentir-se ansioso em algum momento da vida é perfeitamente natural, mas ao viver a ansiedade com alta frequência e intensidade, é recomendado que se procure um terapeuta para evitar que o problema se agrave.
Apesar de serem extremamente incômodas, as crises de ansiedade não levam a pessoa à óbito, mas uma ansiedade não tratada pode levar a pessoa a se machucar, ser agressivo com outros, desenvolver síndrome do pânico e depressão.
As principais causas da ansiedade são:
Excesso de pressão para realizar ou conquistar algo;
Fatores genéticos;
Falta de tempo para descansar e relaxar apropriadamente;
Falta de sono;
Traumas;
Situação de perigo e/ou insegurança;
Grandes mudanças ou mudanças drásticas na vida;
Comportamento ansioso.
Os principais sintomas da ansiedade são:
Cansaço (fadiga);
Insônia e sono leve;
Falta de ar;
Aperto no peito;
Aceleração dos batimentos cardíacos e dor no peito (sensação de infarto);
Irritabilidade;
Agressividade;
Formigamento nas mãos e nos pés;
Confusão mental, dificuldade de tomar decisões;
Suor frio, arrepio e mão suadas;
Musculatura tensa e dolorida;
Boa seca, lábios ressecados;
Vontade de urinar e/ou defecar;
Dificuldade na fala e ao engolir, sensação de “nó” na garganta;
Dificuldade para relaxar;
Dificuldade de ficar parado;
Vômitos;
Vertigem e tontura.
Avalie o impacto da ansiedade em sua vida e, caso necessário, procure um profissional.