Nos anos 90, a Apple lutava para manter sua posição no mercado de computadores pessoais. A empresa estava perdendo participação de mercado para seus concorrentes e precisava se reinventar para continuar a crescer. Foi nesse momento que Steve Jobs passou à empresa como CEO e começou a implementar um plano estratégico para transformar a Apple em uma empresa líder em tecnologia.
O plano estratégico da Apple era baseado em quatro pilares: inovação de produto, foco no cliente, experiência do usuário e integração de hardware e software. Esses pilares foram fundamentais para a criação de produtos icônicos da Apple, como o iPod, o iPhone e o iPad.
A Apple também se concentra em expandir sua presença global e desenvolver parcerias estratégicas com outras empresas para aumentar sua base de clientes. A empresa também investe em publicidade e marketing para aumentar a conscientização da marca e melhorar sua imagem pública.
A empresa é conhecida por sua cultura de inovação e excelência em design, e seus produtos são desejados por pessoas em todo o mundo.
O resultado foi que a Apple se tornou uma das empresas mais valiosas do mundo, com um valor de mercado de trilhões de dólares e isso só foi possível porque possuem um planejamento estratégico atualizado e que faz parte da cultura da empresa segui-lo como um guia.
A história da Apple demonstra como um planejamento estratégico bem-sucedido pode ser um mapa para o sucesso empresarial. Ao definir:
1 – Objetivos claros
2 – Identificar áreas de oportunidade
3 – Desenvolver um plano de ação para alcançá-los
Seguindo esses passos, uma empresa pode alcançar resultados notáveis e se destacar em seu setor.
E tire de sua cabeça que o planejamento estratégico é apenas para grandes empresas e despende um investimento alto, como eu disse no artigo anterior (leia aqui), elaborar e implementar o seu planejamento estratégico demanda um investimento maior de tempo e esforço do que dinheiro.
Você já faz uso do planejamento estratégico em sua empresa?
* Artigo da colunista Paula Santos, do Grupo Estrata (@grupoestrata).