Ar condicionado: como otimizar o uso e economizar energia

fernando - interno2

Não é apenas no verão que o ar-condicionado se torna um dos aparelhos mais utilizados em casa. Quem mora no Rio de Janeiro convive com altas temperaturas quase o ano todo. E saber como utilizar o produto para obter o máximo dele sem comprometer o seu bolso quando a conta de luz chegar é muito importante.

A primeira orientação é fazer uma manutenção básica, limpando os filtros, no mínimo, uma vez a cada duas semanas. O ideal é limpar semanalmente para evitar alergias, principalmente se o espaço for utilizado por crianças.

Antes de ligar o aparelho, vede bem todas as frestas e evite o “entra e sai” do ambiente, pois todas as vezes que a porta é aberta acontece a perda de ar frio. Na fachada mais exposta ao sol, ao sair de casa, feche bem as cortinas e, se a insolação for muito forte, aconselho colocar películas escuras ou até um toldo. Essa dica também ajuda a preservar as cores dos revestimentos (paredes coloridas, pisos de madeira) e tecidos (sofá, cadeiras, roupas de cama).

Se a ideia é trocar de aparelho, estime a carga térmica do local para que a potência do sistema seja compatível e tenha bom desempenho. Lojas especializadas têm tabelas que ajudam nesse cálculo.

Ficou com alguma dúvida? Escreva para fernandosantos@santosprojetos.com. Abraços e sucesso sempre!

Compartilhe esse artigo!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!