A era digital transformou radicalmente a maneira como as empresas interagem com seus clientes. Com o aumento da presença online, surge o desafio de manter um atendimento que seja não apenas eficiente, mas também humanizado.
E para isso, existem estratégias e ferramentas que podem ajudar as empresas a oferecer um atendimento digital mais pessoal e envolvente, criando experiências memoráveis para os consumidores.
Quando falamos sobre a importância da humanização do atendimento digital precisamos voltar ao passado e entender as eras do atendimento.
Na era pré-tecnológica, o atendimento ao cliente era estritamente pessoal e direto. Os negócios locais conheciam seus clientes pelo nome, criando uma experiência de atendimento íntima e personalizada.
Com a invenção do telefone na década de 1870 introduziu a primeira grande mudança no atendimento ao cliente. Isso permitiu que as empresas interagissem com uma base de clientes mais ampla, transcendendo as barreiras geográficas.
Já na década de 1960, os call centers surgiram como uma forma de gerenciar grandes volumes de chamadas de clientes. Isso marcou uma mudança para um atendimento ao consumidor mais reativo, focado em resolver problemas e dando início a implementação de novas tecnologias como a URA (a famosa voz automatizada que conhecemos atualmente).
No início da década de 1990 a internet começou a aparecer em cena com novas formas de contatos e comunicação. O e-mail permitiu um atendimento ao cliente mais dinâmico e registrado, dando início a uma nova era do atendimento digital.
As redes sociais e aplicativos de mensagens criaram mecanismos de atendimento ao cliente de forma rápida e interativa, permitindo conversas em tempo real, trazendo ao mercado uma nova revolução no processo de assistência ao consumidor, que começou a crescer em todo mundo a partir de novas tecnologias que começaram a aparecer com a utilização de Big Data e Inteligências Artificiais, permitindo às empresas entenderem melhor seus clientes, oferecendo um atendimento mais personalizado baseado em comportamento e preferências, fornecendo respostas rápidas, disponibilidade 24 horas por dia, 7 dias por semana, enquanto a própria inteligência aprende com as interações e melhoram continuamente seu processo de atendimento.
Hoje as novas tecnologias emergentes, como a realidade aumentada e a virtual, que possuem até mesmo assistentes por voz, tem como objetivo, criar experiências ainda mais imersivas e personalizadas, porém, apesar de todo esse avanço tecnológico, a necessidade de manter o elemento humano no atendimento ainda continua sendo um desafio central para todas as empresas.
A jornada do atendimento ao cliente, desde as interações humanas até as soluções digitais sofisticadas, reflete uma grande adaptação às mudanças tecnológicas. O desafio para as empresas atuais é equilibrar eficiência e personalização, garantindo que a tecnologia aprimore, em vez de diminuir, a experiência humana no atendimento.
Este desenvolvimento oferece uma visão abrangente sobre como o atendimento ao cliente evoluiu com a tecnologia, destacando tanto os avanços significativos quanto os desafios contínuos enfrentados pelas empresas no cenário digital atual.
* Artigo do colunista Alessandro Quraitem Altieri, especialista em Marketing Digital e Growth, Vendas e Projetos Digitais (https://instagram.com/quraitem).