A azia, definida como uma sensação de dor ou desconforto em queimação que se inicia na região superior do estômago e “sobe” em direção ao tórax, muitas vezes chegando até a boca, quando resulta numa percepção de algo ácido queimando a língua, é um dos sintomas gastrointestinais mais comuns. Estima-se que um em cada quatro adultos já tenha vivenciado este sintoma.
Quando a azia ocorre de forma esporádica, geralmente precipitada por ingestão de bebidas alcoólicas e/ou de refeições com grande quantidade de alimentos gordurosos (o que é bastante comum nessa época do ano), não necessariamente significa algo mais grave; porém, quando ela passa a ocorrer com demasiada freqüência, pode sim ser um aviso de uma doença chamada REFLUXO GASTROESOFAGEANO (DRGE).
A DRGE é uma síndrome clínica que tem a azia como sintoma mais comum, mas que pode se manifestar de outras formas, como dor no estômago, eructações, mau hálito, problemas dentários e regurgitação, que é o retorno à boca de um alimento recentemente ingerido.
O grande problema é que, junto com este alimento, vem também o conteúdo ácido produzido pelo estômago para iniciar a digestão. Este ácido, ao entrar contato de forma freqüente e prolongada com o esôfago, acaba por lesioná-lo, resultando na formação de feridas que pioram a sensação de dor; estas feridas, por sua vez, se não identificadas e corretamente tratadas, podem cicatrizar de forma inadequada, com formação de fibrose que irá estreitar o calibre do esôfago, dificultando a passagem do alimento para o estômago.
Outra complicação temida da DRGE é o Câncer de esôfago, que pode ocorrer após anos ou décadas da doença não tratada.
A endoscopia digestiva alta é o exame de escolha inicial para o diagnóstico da DRGE.
Portanto, se você sofre de azia há muito tempo e/ou de forma freqüente, converse com seu gastroenterologista e pergunte a ele se este pode ou não ser um sintoma da DRGE
* Artigo do Dr. Armando Wagman, médico gastroenterologia e endoscopista digestivo há mais de 20 anos, que juntamente com Dra. Marcia Wagman, médica endocrinologista, inauguraram a Clinica Wagman.
A clínica fica na Av. das Américas, 19.005 / Torre 2 /salas 412 e 413 – Edifício comercial Absolutto Business Towers no Recreio dos Bandeirantes/ Rio de Janeiro.
Para saber mais sobre nós, acesse o www.clinicawagman.com.br