Matérias e Colunas

Categoria:

Como identificar o burnout no dia a dia

Burnout é um tipo de estresse no trabalho, que muitas vezes leva ao cansaço físico e emocional, prejudicando a saúde, que podemos considerar como a “depressão do trabalhador”. Porém, o fator causador dela obrigatoriamente está relacionado ao trabalho. Comum em pessoas que sofrem assédio moral, que atuam sobrecarregados, e que não tem limites com carga horária, que por necessidade atuam mais de oito horas por dia.

Algumas profissões, na sua essência, são dotadas de estresse devido ao alto nível de pressão diário, como por exemplo, professores, policiais, médicos e bombeiros, entre outros. Quando se trata de tomada de decisão a respeito de vida e morte, esse estresse é intensificado, como no caso de policiais, médicos e bombeiros.

Burnout
Sempre, a medida do possível, dê atenção a sua saúde física e mental, principalmente no ambiente de trabalho.

Não diferente dessas áreas, os professores também sofrem muito, pois normalmente tem muitos conflitos repetitivos com os alunos, e acabam não tendo apoio da escola, dos pais e das famílias, terminando em afastamentos.

A maioria das pessoas se encontram no auge de suas carreiras e estão dedicadas à sua vocação, normalmente experientes no que fazem, nunca imaginam ser alcançados por um esgotamento de algo que tanto conhecem e amam fazer. Porém, não dão atenção a qualquer sinal de desgaste e quase automaticamente aumentam ainda mais a pressão sobre si mesmo, buscando de forma contínua, atingir níveis além dos já conquistados.

Uma forma de prevenir a Síndrome de Burnout é utilizar estratégias que diminuam o estresse e a pressão no trabalho, e permitam uma conduta mais saudável no cotidiano.

É possível antecipar esse esgotamento, estando atento aos seguintes sintomas: diminuição do prazer do trabalho (inicialmente de forma leve, não ter vontade de ir para o mesmo, ou muita vontade de voltar para casa contando os minutos para o fim do expediente), tendência de isolamento social (perda no interesse de socialização, também de forma sutil evitar o almoço com colegas.

Ssm que perceba, sempre fechar a porta para que pessoas não se aproximem), baixo desempenho no trabalho (mesmo com jornada longa no trabalho, terá uma sensação de estresse que pode gerar um sentimento de improdutividade acarretando a não conclusão de tarefas), aumento da irritabilidade (como em um ciclo, de forma bem leve no início, a irritabilidade pode vir de alguém sentimento sem importância.

Não percebidas, tais atitudes podem evoluir para irritação intensa, causando comprometimento nas relações profissionais e pessoais), falta de concentração (falta de foco nas atividades, um leve esquecimento de coisas simples, resultando em um amontoado de trabalhos incompletos), insônia (dificuldade em dormir, para continuar dormindo ou acordar mais cedo que o normal e não conseguir descansar). Às vezes, mesmo sobrecarregado, uma dificuldade em dormir será notada).

Mais sintomas de esgotamento são encontrados, mas os citados acima são alguns dos principais. Sempre, a medida do possível, dê atenção a sua saúde física e mental, principalmente no ambiente de trabalho, e se for detectado desses fatores estressores, busque ajuda ou mudanças oportunas.

burnout* Artigo do colunista George Leonardo, psicólogo (@psicologogeorgeleonardo),

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!