Matérias e Colunas

CÁRIE X EROSÃO DENTÁRIA

dentista interno

A cárie é uma doença infectocontagiosa (transmissível), de origem bacteriana. As bactérias que vivem na boca se nutrem de restos de alimentos, principalmente açúcar e carboidratos, formando a placa bacteriana que se adere aos dentes e produz ácidos que desmineralizam os dentes, formando áreas permanentemente danificadas que se tornam pequenos buracos que causam dor e podem evoluir até destruir totalmente o dente se não houver tratamento.

A ocorrência da cárie esta ligada aos hábitos alimentares, à higiene bucal e à presença de flúor na água e no creme dental. Daí a importância de uma boa higiene oral, pois essa doença afeta 90% da população mundial.

A erosão dentaria é o desgaste do esmalte dentário provocado pelo contato excessivo com substâncias ácidas, deixando a dentina exposta, o que torna os dentes mais sensíveis e susceptíveis a cárie. É uma nova ameaça à saúde bucal, e suas estatísticas não param de crescer. Enquanto as taxas de cárie caíram no Brasil em 13 pontos percentuais, a erosão dentária vem crescendo significativamente e se tornando mais precoce.

As mudanças nos hábitos alimentares, a ingestão excessiva de refrigerantes, sucos ácidos e energéticos têm o potencial de esburacar o esmalte. Além de problemas gástricos como refluxo, também causam a erosão.

O dentista, nesses casos, pode ser o primeiro profissional de saúde a notar os sintomas e encaminhar o paciente para um profissional gastroenterologista ou psiquiatra. Daí a necessidade de visitar um dentista de seis em seis meses.

 

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!