Matérias e Colunas

Catarata: saiba como é feita a cirurgia

Foto: Visualhunt
Foto: Visualhunt

A catarata é a opacificação do cristalino, a lente natural do olho, normalmente clara e transparente, que tem como objetivo focalizar os objetos que vemos. Por diversos motivos, o cristalino pode se tornar opacificado, causando a alteração denominada catarata, que acomete milhões de pessoas e é a maior causa de cegueira tratável no mundo.
Outras origens para o aparecimento da catarata podem ser: traumáticas, por defeitos metabólicos como a diabetes, medicamentos como os corticoides, por processos inflamatórios intraoculares e congênitas.
A única forma de se tratar a catarata é através da cirurgia. Atualmente é utilizada a técnica denominada de facoemulsificação, alguns chamam erradamente de cirurgia a “laser”. Essa técnica se baseia no princípio do ultrassom. É feita uma incisão de cerca de 1.8mm na córnea por onde se introduz uma sonda, e a catarata é “quebrada” e “aspirada” ao mesmo tempo.
Após a retirada do cristalino opacificado, é colocada uma lente intraocular dobrável, para compensar o grau do cristalino normal. A cirurgia é realizada com anestesia local com acompanhamento do anestesista, que controla os sinais vitais do paciente.
Com as novas técnicas cirúrgicas, a recuperação do paciente para retornar as suas atividades diárias normais se tornou mais rápida, não podendo, de forma alguma, a cirurgia ser “banalizada”, pois mais do que nunca envolve habilidade cirúrgica, instrumentais e materiais de boa qualidade.
A catarata não é, como alguns pensam, uma membrana que cresce sobre a córnea e que é retirada cirurgicamente através de uma raspagem, a isso dá-se o nome de “pterígio”.
Segundo Dr. Marcelo Martins Ferreira Junior, da Clínica de Olhos Oftalmorecreio, a decisão de quando operar deve ser tomada em conjunto com o seu médico. No passado, havia a necessidade de esperar “amadurecer” a catarata em função da técnica que era utilizada. Hoje, com as novas técnicas cirúrgicas, quando a pessoa começa a não fazer aquilo que gosta, e muda a maneira de viver em função das limitações impostas pela diminuição da visão provocada pela catarata, está na hora de operar.

Compartilhe esse artigo!

Publicidade

Publicações recentes

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!