Matérias e Colunas

Causas e consequências de dores

moema-coluna
Foto: Reprodução internet

 

Você já sentiu dor irradiada para as pernas? Sensação de formigamento ou queimação? E perda de força? Se esses sintomas lhe são familiares, possivelmente você está com síndrome do nervo ciático ou disco intervertebral herniado.

Alterações biomecânicas nas articulações geralmente são a causa do problema. Ou seja, uma simples mudança na posição e no movimento articular que acaba por gerar uma força maior, causando estresse sobre o disco. Problemas posturais e movimentos repetitivos são outros exemplos que podem causar hérnia discal.

O disco intervertebral é uma estrutura cartilaginosa composta por fibras anulares que envolvem um núcleo pulposo (substância gelatinosa que se encontra dentro do disco). O problema se dá quando as fibras se rompem, parcial ou totalmente, permitindo que o núcleo pulposo vaze do centro do disco, podendo comprimir a medula espinhal ou causar o pinçamento do nervo, provocando dor e interferência na comunicação do corpo com o sistema nervoso. Sintomas como formigamento, diminuição da força e dormência são comuns nesse tipo de lesão. As hérnias acometem mais a região lombar e cervical.

A Quiropraxia, através de um ajuste vertebral específico, acaba por restaurar a integridade neurológica e a biomecânica articular, diminuindo o estresse mecânico e a compressão do disco. O tratamento quiroprático busca a remissão dos sintomas e impede que a hérnia discal se agrave. Na maioria dos casos, o paciente volta a ter uma vida normal e sem dores.

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!