Há milhares de anos, na civilização egípcia, datam relatos de que o ser humano já tinha curiosidade sobre o cérebro humano. Em escavações, foram achados esqueletos com perfurações no crânio, além de serem encontrados papiros de 15 séculos a.c. descrevendo procedimentos intracranianos. Hoje sabe-se que os egípcios já conseguiam relacionar funções motoras com o cérebro.
Não dá para afirmar exatamente quando se deu origem da neurociência, mas fatos como esses revelam o quanto o ser humano tinha interesse em saber mais sobre o cérebro. Além deste importante órgão que comanda o corpo, a neurociência busca investigar o sistema nervoso central (SNC) e o periférico (SNP).
O SNC é composto pelo encéfalo e pela medula espinhal, responsável por processar informações e gerar diversos comportamentos. Já o SCP forma uma grande rede de comunicação com tecidos do nosso corpo por meio de nervos, gânglios e terminações nervosas que detectam estímulos e conduzem essas informações pelo corpo.
A neurociência já foi vista como um ramo da biologia, porém, extrapolou esses limites e hoje se relaciona com áreas como educação, química, engenharia, antropologia, matemática, medicina e psicologia. As neurociências englobem cinco disciplinas:
• neurociência molecular – estuda a função das moléculas;
• neurociência celular – investiga a formação e função das moléculas no sistema nervoso;
• neurociência sistêmica – descreve e analisa a regiões do sistema nervoso, buscando compreender suas funções;
• neurociência comportamental – ligada à psicologia, especialmente a comportamental, estuda comportamentos internos, como pensamentos e emoções, e os visíveis, como fala, gestos e outras ações;
• neurociência cognitiva – investiga comportamentos mais complexos como memória, aprendizagem… Ou seja, capacidade cognitiva das pessoas em um determinado momento.
A neurociência é considerada um ramo novo do conhecimento. Tanto que cada vez mais são comum as divulgações de estudos científicos tentando desvendar a complexidade do sistema nervoso humano e nossos comportamentos, usando conhecimentos de diversas disciplinas.