Ao mesmo tempo que é um dos bairros mais jovens da cidade do Rio de Janeiro, o Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste, também é um dos que mais tem crescido. Em 1980, por exemplo, era ocupado por 5.276 habitantes, passando para 14.344 em 1991. Já no ano dois mil eram 37.572 moradores, aumentando (absurdamente) para 82.240 em 2010.
E paralelamente ao crescimento populacional no bairro, aumentam também as opções de lazer, sem contar as já existentes desde sempre. Confira aqui cinco motivos para amar o Recreio.
1 – Inúmeras praias
Talvez o principal carro-chefe do bairro. Praias do Recreio, Pontal, Macumba, Prainha e Grumari (que se estendem nesta ordem) são boas opções para os banhistas. Inclusive, é muito comum entre os frequentadores da região subir a Pedra do Pontal, de fácil acesso.
Além delas, há também Abricó, espaço destinado a quem gosta da prática do nudismo localizado entre a Prainha e Grumari, e a Praia do Secreto, uma espécie de ‘piscina’ de água salgada formada entre a Macumba e a Prainha. É muito procurada por turistas.
2 – Natureza presente
O Recreio possui 2 importantes espaços ecológicos da cidade. Trata-se dos Parques Naturais Municipais de Marapendi e o Chico Mendes.
Os 2 têm como objetivo principal preservar a biodiversidade, sendo possível observar a presença de animais como aves, caranguejos, lagartos e até mesmo espécies ameaçadas, como o jacaré-de-papo-amarelo.
O Parque de Marapendi, inclusive recentemente uma torre de observação de 13 metros de altura, feito inédito no Brasil. Ela tem como função principal a observação da flora e fauna local, além de servir como ponto de monitoramento ambiental, vigilância e pesquisa da biodiversidade.
Outra boa opção que tanto um quanto o outro parque oferecem são os playgrounds destinados ao público infantil, que contam com brinquedos em bom estado de conservação, e os locais destinados à realização de piqueniques, para toda a família.
O parque é recoberto por diferentes formações vegetais típicas da Mata Atlântica, além de vegetação de costão rochoso. Abriga fauna e flora muito diversificadas, incluindo espécies ameaçadas de extinção.
Encontram-se mamíferos como: gato-do-mato, cachorro-do-mato, mão pelada, gambá, cuícas, mico estrela, coelho do mato, paca e roedores. Entre as aves, estão dezenas de espécies como periquitos, maitacas, colibris, corujas, rolinhas, bem-te-vis e gaviões.
Destacam-se as serpentes como a jararaca, jararacuçu, cobra-cipó e a caninana, além de uma variedade de lagartos.
3 – Uma Torre Eiffel para chamar de sua
Contando com diversos centros comerciais que possuem lojas, o bairro tem 3 empreendimentos ‘principais’ no quesito ”shoppings centers”: Recreio Shopping, Américas Shopping e Barra World.
Enquanto que os 2 primeiros são ‘tradicionais’, contando com diversas lojas de variados segmentos, como Renner, C&A, Aquamar, Ponto Frio, Subway, McDonald’s, Burger King, entre outras, este último é temático e conhecido por reproduzir a arquitetura e os principais monumentos de vários países, incluindo uma ‘réplica’ da icônica Torre Eiffel. Possui unidades da Universidade Estácio de Sá e da pizzaria Parmê.
4 – Vida noturna agitada
Outra possibilidade de diversão no bairro são os bares. Na área da popular Praça da Zefa, por exemplo, onde há o encontro das ruas Carlos Galhardo e Edson Sá, existem variadas opções.
5 – Gastronomia variada
O Recreio, felizmente, possui inúmeros restaurantes, com variadas possibilidades gastronômicas. Para quem busca um tradicional rodízio de carnes com bom custo-benefício, a Rio Sul Churrascaria, na Avenida das Américas, é ótima opção, oferecendo almoço e jantar a preços acessíveis, com sobremesa inclusa no valor. Vale a pena conhecer.
Para quem gosta de comida nordestina, o Restaurante Kaçuá, na Rua Senador Rui Carneiro, é a boa. Com várias opções de comidas típicas do Nordeste brasileiro, fica como sugestão principal o croquete de carne de sol.
Outra opção gastronômica, existente há 17 anos no Recreio, é o Asa Rio Restaurante, localizado na Rua Fernando Leite Mendes.
Como prato principal, a dica é o spaguetti com camarão. Para depois, pode-se pedir um delicioso açaí, considerado um dos melhores da região.
Neste texto, são apenas 5 motivos, mas existem muito mais para conhecer o Recreio dos Bandeirantes. Visite o bairro e, como se diz na gíria atual, #descubra
Fonte: Diário do Rio