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Cinco mitos sobre direito do consumidor

Existem vários mitos sobre os direitos do consumidor que podem levar as pessoas a se enganarem e, em alguns casos, a não buscar a proteção que lhes é devida. Aqui estão alguns exemplos:

1. “Se eu quebrar a embalagem do produto, não posso devolvê-lo”.

O cliente tem o direito de desistir, mas alguns estabelecimentos podem cobrar uma taxa.

2. “Posso devolver qualquer compra em até 7 dias”.

O consumidor pode desistir, mas o prazo só se aplica a compras feitas pela internet ou telefone.

3. “O preço do produto é sempre o mesmo em todas as lojas”.

Não é verdade. Os preços dos podem variar de acordo com a loja, a região e até a época do ano.

4. “A garantia é válida apenas se o produto apresentar defeito”.

A garantia cobre não apenas defeitos, mas também problemas com a qualidade ou à segurança. Se o consumidor não estiver satisfeito pode recorrer a garantia.

5. “O cliente tem sempre razão”.

Na verdade, o consumidor nem sempre tem razão, pois existem casos em que ele também pode estar errado.

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Consumidor * Artigo da advogada Mara Mendes, especialista em Direito civil, cidadania,

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