Existem vários mitos sobre os direitos do consumidor que podem levar as pessoas a se enganarem e, em alguns casos, a não buscar a proteção que lhes é devida. Aqui estão alguns exemplos:
1. “Se eu quebrar a embalagem do produto, não posso devolvê-lo”.
O cliente tem o direito de desistir, mas alguns estabelecimentos podem cobrar uma taxa.
2. “Posso devolver qualquer compra em até 7 dias”.
O consumidor pode desistir, mas o prazo só se aplica a compras feitas pela internet ou telefone.
3. “O preço do produto é sempre o mesmo em todas as lojas”.
Não é verdade. Os preços dos podem variar de acordo com a loja, a região e até a época do ano.
4. “A garantia é válida apenas se o produto apresentar defeito”.
A garantia cobre não apenas defeitos, mas também problemas com a qualidade ou à segurança. Se o consumidor não estiver satisfeito pode recorrer a garantia.
5. “O cliente tem sempre razão”.
Na verdade, o consumidor nem sempre tem razão, pois existem casos em que ele também pode estar errado.
Pecisando de assistência jurídica? Entre em contato, envie uma mensagem pelo direct ou ligue para o telefone (21) 98372-7981.
Envie uma mensagem no direct ou ligue para o telefone (21) 98372-7981.
Terei o maior prazer em lhe ajudar.
* Artigo da advogada Mara Mendes, especialista em Direito civil, cidadania,