A última fase de um curso de pós-graduação é a apresentação de um TCC (trabalho de conclusão de curso), mas você também precisa apresentar outros projetos durante a sua vida acadêmica, como a monografia na graduação, a dissertação no mestrado e uma tese no doutorado. Todos esses trabalhos têm uma característica em comum: deixam muito nervosos os seus apresentadores. A ideia desse texto é mostrar pra você algumas dicas e técnicas que facilitarão a sua apresentação, fazendo com que a banca entenda exatamente o que você gostaria de dizer e deixando você preparado para essa última etapa do curso.
Inicialmente, você precisa entender que é uma etapa necessária e que todas as pessoas que fizeram aquele curso precisaram ou precisarão passar. É um caminho que muitas pessoas antes de você fizeram e tiveram êxito, o que mostra a total possibilidade de conquista do resultado positivo. Outro fator importante é que você tem um orientador, que direcionou o seu estudo e aprovou o seu trabalho para que você pudesse apresentá-lo à banca, logo, ele chancelou o trabalho como apto e pertinente para a comunidade acadêmica. Somente a compreensão desses pontos já seria suficiente para você ficar mais à vontade, mas a maioria fica com receio por não saber como agir durante a apresentação, por mais que o trabalho, tecnicamente, esteja perfeito. Vamos a algumas dicas que você deve executar na “hora da verdade” para sair vitorioso.
O início da apresentação é o momento em que as pessoas estão mais nervosas e por isso deve ter uma atenção especial. Para ganhar tempo e conseguir se acalmar, cumprimente os professores no início da apresentação. Se for o caso de conhecer todos os avaliadores, cite algo que eles tenham feito que tenha colaborado na sua pesquisa ou tenha impactado em alguma ação sua durante o período em que realizou o curso. Isso já demonstra respeito e mostra que você vê qualidades naqueles professores. Comece com as considerações sobre o seu orientador e depois passe para os professores convidados. Não seja prolixo ou bajule os avaliadores, o objetivo é ser breve, mas demonstrar a diferença que eles fizeram na sua formação.
Depois dessa parte, você precisa dizer logo qual é o objetivo da sua pesquisa e contextualizá-la, apresentando a importância daquele estudo. É muito comum observar o erro de o aluno contextualizar por muito tempo, falar de metodologia e outras partes técnicas sem antes mostrar a intenção, o objetivo da pesquisa e a relevância dela. Diga a relevância logo, atraia o interesse dos avaliadores, mostre que existe um benefício real naquele estudo. Não diga assim: “vim falar sobre esse tema porque é algo que me interessa muito…” – esse argumento não consegue mostrar a relevância do estudo para quem recebe a informação. O ideal seria algo como: “vim falar sobre esse tema pela relevância que tem na nossa sociedade e demonstrar como esse procedimento pode auxiliar várias famílias no Brasil.” – já consegue trazer algum interesse para o público. Pense em como mostrar para a banca a importância do seu conteúdo.
Depois de cumprir as fases citadas acima, você estará mais calmo e conquistará a atenção dos professores. A próxima fase será mais fácil, pois você vai utilizar os mesmos argumentos que colocou na pesquisa que fez. Lembre-se de contar histórias (breves), exemplos e analogias, pois a parte técnica os professores já terão lido no material que você entregou para eles previamente. Faça conexões com a realidade, com o cotidiano, coloque-os na situação que você pesquisou.
Na hora de finalizar, não diga que explorou todo o tema e que não há nada mais a ser trabalhado. Reforce que essa foi a resposta que você encontrou e que pretende continuar os estudos para aprofundar cada vez mais o conhecimento sobre tal tema.
Última dica: se for utilizar material visual (PowerPoint, por exemplo) não encha de texto. Valorize frases curtas e imagens.
Sabendo como iniciar, como conduzir e como finalizar a sua apresentação, estou certo de que seu TCC terá uma nota alta e você ficará satisfeito por ter conseguido demonstrar para a banca tudo aquilo que você pesquisou e preparou. Sucesso a todos!
A última fase de um curso de pós-graduação é a apresentação de um TCC (trabalho de conclusão de curso), mas você também precisa apresentar outros projetos durante a sua vida acadêmica, como a monografia na graduação, a dissertação no mestrado e uma tese no doutorado. Todos esses trabalhos têm uma característica em comum: deixam muito nervosos os seus apresentadores. A ideia desse texto é mostrar pra você algumas dicas e técnicas que facilitarão a sua apresentação, fazendo com que a banca entenda exatamente o que você gostaria de dizer e deixando você preparado para essa última etapa do curso.
Inicialmente, você precisa entender que é uma etapa necessária e que todas as pessoas que fizeram aquele curso precisaram ou precisarão passar. É um caminho que muitas pessoas antes de você fizeram e tiveram êxito, o que mostra a total possibilidade de conquista do resultado positivo. Outro fator importante é que você tem um orientador, que direcionou o seu estudo e aprovou o seu trabalho para que você pudesse apresentá-lo à banca, logo, ele chancelou o trabalho como apto e pertinente para a comunidade acadêmica. Somente a compreensão desses pontos já seria suficiente para você ficar mais à vontade, mas a maioria fica com receio por não saber como agir durante a apresentação, por mais que o trabalho, tecnicamente, esteja perfeito. Vamos a algumas dicas que você deve executar na “hora da verdade” para sair vitorioso.
O início da apresentação é o momento em que as pessoas estão mais nervosas e por isso deve ter uma atenção especial. Para ganhar tempo e conseguir se acalmar, cumprimente os professores no início da apresentação. Se for o caso de conhecer todos os avaliadores, cite algo que eles tenham feito que tenha colaborado na sua pesquisa ou tenha impactado em alguma ação sua durante o período em que realizou o curso. Isso já demonstra respeito e mostra que você vê qualidades naqueles professores. Comece com as considerações sobre o seu orientador e depois passe para os professores convidados. Não seja prolixo ou bajule os avaliadores, o objetivo é ser breve, mas demonstrar a diferença que eles fizeram na sua formação.
Depois dessa parte, você precisa dizer logo qual é o objetivo da sua pesquisa e contextualizá-la, apresentando a importância daquele estudo. É muito comum observar o erro de o aluno contextualizar por muito tempo, falar de metodologia e outras partes técnicas sem antes mostrar a intenção, o objetivo da pesquisa e a relevância dela. Diga a relevância logo, atraia o interesse dos avaliadores, mostre que existe um benefício real naquele estudo. Não diga assim: “vim falar sobre esse tema porque é algo que me interessa muito…” – esse argumento não consegue mostrar a relevância do estudo para quem recebe a informação. O ideal seria algo como: “vim falar sobre esse tema pela relevância que tem na nossa sociedade e demonstrar como esse procedimento pode auxiliar várias famílias no Brasil.” – já consegue trazer algum interesse para o público. Pense em como mostrar para a banca a importância do seu conteúdo.
Depois de cumprir as fases citadas acima, você estará mais calmo e conquistará a atenção dos professores. A próxima fase será mais fácil, pois você vai utilizar os mesmos argumentos que colocou na pesquisa que fez. Lembre-se de contar histórias (breves), exemplos e analogias, pois a parte técnica os professores já terão lido no material que você entregou para eles previamente. Faça conexões com a realidade, com o cotidiano, coloque-os na situação que você pesquisou.
Na hora de finalizar, não diga que explorou todo o tema e que não há nada mais a ser trabalhado. Reforce que essa foi a resposta que você encontrou e que pretende continuar os estudos para aprofundar cada vez mais o conhecimento sobre tal tema.
Última dica: se for utilizar material visual (PowerPoint, por exemplo) não encha de texto. Valorize frases curtas e imagens.
Sabendo como iniciar, como conduzir e como finalizar a sua apresentação, estou certo de que seu TCC terá uma nota alta e você ficará satisfeito por ter conseguido demonstrar para a banca tudo aquilo que você pesquisou e preparou. Sucesso a todos!