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COMO EMPREENDER E INOVAR EM UM NEGÓCIO EM OUTRO PAÍS

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A falta de informação faz com que empreendedores imaginem que o processo de abertura de negócio em outro país é uma megaoperação que só pode ser realizada por empresas de médio e grande portes e implica em grandes investimentos e custos operacionais elevados. Um projeto de empreendimento no exterior é muito mais dependente do empreendedor do que no negócio.

 

Os empreendedores necessitam interagir com diferentes mercados, culturas, línguas e hábitos. Como vantagens para o empreendedor, o negócio no exterior irá alargar suas ideias pelo contato com novas tecnologias, com os modelos utilizados por empresas fora do Brasil, colocando-o em contato com fontes de fomento que irão possibilitar a identificação de novas oportunidades. O empreendedor deve começar a desenhar seu projeto, planejando o empreendimento e estabelecendo metas simples e viáveis a curto prazo.

 

Uma opção é buscar apoio no Ministério de Relações Exteriores, que possui programas e cartilhas específicas de empreendimento em diversos países, além de entidades de apoio, tais como as Federações de Indústria e Comércio vinculadas ao seu ramo de negócio, o Sebrae da sua região, associações comerciais, CDLs e outras. O site do Ministério das Relações Exteriores informa que em 2017 havia cerca de 20 mil micro e pequenos empreendimentos de brasileiros no exterior, sendo a maior concentração nos EUA, com 9 mil empresas brasileiras, seguidos do Japão, com 1,5 mil, e da França, com 1,3 mil. O segmento mais tradicional é o de empresas que comercializam produtos para as comunidades brasileiras no exterior, tais como alimentos, vestuário e outros bens de consumo, além de serviços como salões de beleza, restaurantes, academias de musculação e de dança.

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