Como higienizar corretamente os alimentos

12 interna cópia

 

A limpeza de frutas, legumes e verduras crus antes do seu consumo é fundamental para evitar infecções gastrointestinais (que ocasionam dor de barriga, vômitos, febres) causados por bactérias, fungos e alguns vírus.

As características do local de venda do hortifruti é o primeiro passo para garantir uma boa qualidade do que vamos comer. Importante verificar a limpeza do local, se o produto está refrigerado ou não, a presença de insetos, a higiene dos funcionários, dentre outros.

Podemos de forma simples eliminar a maioria de microrganismos que contaminam os alimentos. Frutas e verduras consumidas com casca, devem ser lavadas em água com uma escovinha ou bucha somente para esta ocasião. Panos de prato tendem a acumular resíduos e bactérias, por isso, o papel toalha é a melhor opção para secar.

O vinagre não é capaz de eliminar microrganismos e bactérias, é apenas um agente de limpeza que remove resíduos, mas não sanitiza. O ideal é utilizar hipoclorito de sódio ou água sanitária a 200 ppm. Existem também produtos como pastilhas, por exemplo, que vendem em mercados e hortifrutis para esta finalidade. Seu uso deve ser de acordo com o rótulo.

Segue abaixo um passo a passo para higienização de hortifruti.

1- Lavar as mãos;

2- Retirar partes impróprias para consumo;

3- Lavar com água potável (limpa) um a um ou folha a folha;

4- Deixar de molho para cada 1 (um) litro de água com 1 colher do tipo sopa de água sanitária por 15 minutos;

5- Caso queira, deixar de molho para cada 1 litro de água com 1 colher do tipo sopa de vinagre 2% por 15 minutos.

6- Enxaguar em água limpa;

7- Secar bem em papel toalha.

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!