É comum ver pessoas que entram em relacionamentos amorosos e não ficam atentos aos sinais de que este não está sendo saudável. Embora não exista um padrão de relacionamento amoroso saudável, existem características que podem, sim, colaborar, são elas:
- Comunicação: é importante sair da superficialidade e manter conversas mais profundas, melhorando a conexão entre ambos.
- Respeito: entender que o outro tem o direito de ser diferente.
- Reparação: reconhecer quando o outro está com problemas na relação e tentar reparar, mesmo que às vezes seja necessário pedir desculpas ou ter conversas construtivas em relação ao que não está legal.
- Reciprocidade: é preciso que ambos estejam envolvidos e trabalhando para manter o relacionamento de forma satisfatória para ambos.
- Interesse: manter o interesse pela relação e demonstrar isso, investimento é uma boa palavra aqui neste contexto.
- Limites: todo relacionamento saudável possui limites, a separação entre o eu e o outro.
- Satisfação das necessidades básicas: se sentir acolhido, tendo apoio emocional, entre outros. É importante suprir a necessidades básicas do outro.
Uma boa autoestima também pode ser fundamental para a construção de um relacionamento saudável, quem nunca se sentiu inseguro e acabou colocando em risco a relação?
Se perceber que está em um relacionamento tóxico e não conseguir resolver estas ou outras questões, procure ajuda!