Com a chegada do Coronavírus no Brasil, o que acarretou o isolamento social, muitas empresas ficaram preocupadas com o financeiro e tiveram que se replanejar para enfrentar o momento. Segue abaixo sete dicas importantes para que estas empresas melhorem o fluxo financeiro no momento de crise:
Corte os custos: Corte custos não essenciais, talvez seja necessário que você limite a sua atuação, para que os custos, consequentemente, diminuam.
Pare de vender o que não dá margem: Alguns produtos são mais rentáveis que outros, interrompa o que não dá margem e foque naqueles produtos que dão mais resultado.
Interrompa os investimentos não urgentes: Este acaba por não ser o momento de expandir e investir em ativos que não são urgentes, esses recursos podem ser necessários para dar liquidez ou capital de giro no cenário que vem pela frente.
Renegocie com o fornecedor: Tanto com os fornecedores que estão em dia, quanto aqueles que estão em atraso, é necessário renegociar, esta é a hora de todos estarem alinhados.
Baixe o custo fixo da empresa: Se for possível, venda máquinas e veículos que estão ociosos, por exemplo, reduzir estes custos pode dar um fôlego nos próximos meses.
Inove, acima de tudo: Se adapte ao seu consumidor, monte um sistema de entregas exclusivo, utilize as mídias sociais, ofereça opções diferenciadas na hora de pagar, assim, gere um bom relacionamento com o cliente para que ele volte a comprar com você após este momento.
Faça parcerias: Não tente sobreviver sozinho, faça parcerias, inclusive e principalmente com o concorrente. Talvez você tenha um produto que não dá margem de lucro, passe para o concorrente o que não for interessante para você, faça acordos e permutas de comissões por exemplo.
Juntos e unidos, atravessaremos essa crise.