Matérias e Colunas

Como se reinventar profissionalmente durante a pandemia?

nterna cópia

 

Não sabemos exatamente como será o mundo pós-pandemia do novo coronavírus, mas uma coisa é certa: será muito diferente do que foi até agora. Da mesma forma, o homem como conhecemos já deixou de existir.

Para Fersen Lambranho, presidente do conselho da GP Investments, “a nova espécie está em gestação e o celular é parte indissociável dela. É por meio do smartphone e das possibilidades oferecidas pela tecnologia que mais gente tomará decisões melhores, baseadas em fatos e dados, não importa se em Londres ou na Tanzânia”.

As empresas precisarão se reinventar e os profissionais aprimorarem suas capacidades emocionais (soft skills) de empatia, colaboração, flexibilidade e inteligência emocional. Algumas características como foco, organização, trabalho em equipe, criatividade e resolução de problemas complexos estão aceleradas e intensificadas com o trabalho remoto.Esse é o momento propício para se desenvolver. Temos tempo e várias instituições mundialmente reconhecidas que estão oferecendo cursos e workshops online gratuitos.

Outra forma de aproveitar bem esse tempo é investir em testes de personalidade e de comportamento, para aumentar o autoconhecimento, identificando os pontos fortes e oportunidades de melhoria para mudar comportamentos indesejados e explorar potenciais, de modo a ser mais assertivo e produtivo.

Podemos ver claramente o avanço acelerado do c-commerce (conversational commerce) – combinação entre aplicativos de mensagens e aplicativos de compras, dos serviços de delivery e online, do e-commerce (comércio eletrônico), do teletrabalho, entre outros.

Todas as profissões precisarão refletir como atender melhor os outros seres humanos, considerar fortemente os sentimentos e ter muita criatividade.Precisamos entender a mudança de “mindset” que está acontecendo, voltando-se quase que exclusivamente para o “mindset” digital.

Esperamos que o mundo seja mais higiênico, solidário, digital e consciente de seus gastos. Se soubermos investir tempo no que realmente importa, poderemos sair dessa crise muito melhores, pessoal e profissionalmente.

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!