Certamente, quando se trata de recolocação no mercado de trabalho, não basta ter um currículo bem elaborado, pois a entrevista é decisiva para a aprovação em uma vaga.
Os entrevistadores procuram candidatos que tenham objetivos profissionais e de vida bem definidos, que, quando questionados em entrevista, saibam dizer o que querem e como planejam as suas conquistas.
Segundo o pensador Peter Drucker, “as pessoas são contratadas pelas suas habilidades técnicas, mas são demitidas pelos seus comportamentos”. Os critérios do mercado de trabalho estão mudando. Já não importa apenas o quanto somos inteligentes, a nossa formação ou grau de especialização, mas também a maneira como lidamos conosco e com os outros. Essa forma de avaliação, cada vez mais, vem sendo utilizada para decidir quem será contratado, mantido e promovido em uma empresa.
Uma característica imprescindível é a inteligência emocional. Esse conjunto de competências ou atitudes que incluem, por exemplo, manter sob controle reações emocionais intensas, ser movido pela concretização de objetivos, compreender os outros e ser flexível perante mudanças ou situações novas, entre outras, é um diferencial, por isso em algumas entrevistas o processo de avaliação é extenso.
Busca-se, atualmente, profissionais com atitudes positivas e colaborativas, pois isso contribui em muito no alcance dos objetivos de uma empresa.
Características como: resiliência, assertividade, flexibilidade, iniciativa prudente, criatividade/inovação, comunicação efetiva, autogestão, liderança, trabalho em equipe, foco no resultado, capacidade de negociação, facilidade para gerar soluções e autoconhecimento são avaliadas durante o processo seletivo, sejam através de entrevistas, dinâmicas de grupo, avaliações comportamentais, através de ferramentas ou testes psicológicos. Por isso, seja participativo e respeite seus concorrentes, dê o seu melhor e não tenha medo de mostrar seu valor.
Antes de ir para uma entrevista, faça uma autoavaliação e conheça seus pontos fortes e pontos de melhoria, identifique como eles podem ser oportunidades e ameaças para o seu sucesso profissional. Vale lembrar que perguntas não respondidas impactam mais do que as que são, por isso, não saber responder quais os seus pontos de melhoria (chamado de defeitos) é um sinal de que o candidato não se conhece. Quem não cuida da própria vida como pode ter zelo por uma organização? Quem não procura se conhecer e melhorar constantemente como pode contribuir para a melhoria de uma empresa?
Pesquise a empresa antes da entrevista, mostre interesse por ela, entenda se ela está de acordo com seus valores, estabeleça um diálogo, e não apenas coloque-se para responder perguntas, faça-as também. Lembre-se que, em uma entrevista, você também está no papel de avaliador, pois nesse momento você avalia se a empresa está de acordo com seus objetivos.
Após pesquisar a empresa, você saberá um pouco sobre a cultura e poderá, por exemplo, escolher a roupa que melhor se adeque ao ambiente. Vale lembrar que é sempre melhor optar por roupas mais formais.
Procure saber com antecedência onde a empresa está localizada e a forma mais rápida de chegada, dessa forma, você pode se programar melhor e evitar atrasos. Caso ocorra algum imprevisto, avise ao recrutador e informe em quanto tempo chegará. Seja honesto.
Cause uma boa impressão. O entrevistador o analisa desde a sua chegada, por isso, seja sereno e cordial. Controle o nervosismo, seja confiante ao cumprimentá-lo com um aperto de mão firme e mantenha essa postura firme ao sentar-se. Lembre-se: o corpo fala!
Uma atitude que ajuda a conquistar o entrevistador é uma comunicação efetiva sem prolixidade, como, por exemplo, evitar respostas fechadas (sim ou não). Elabore suas respostas com informações importantes e pertinentes, aproveite para se vender, mas sem se alongar muito, seja sucinto!
Sucessos crescentes!