Comunicação clara é uma comunicação eficaz. A comunicação deve ter clareza para trazer a mensagem inteirinha, mostrando seus sinceros propósitos. A linguagem não precisa ser rebuscada, mas adequada. Cada lugar e cada meio promovem a forma de falar e o vocabulário a ser usado, pois depende da cultura local, do contexto e do objetivo dos grupos reunidos. Quando se trata de relações humanas, em qualquer que seja o meio, considerando as necessidades que a vida impõe para que consigamos nos comunicar, precisamos aprender a dizer o que falamos com o outro e para o outro.
Uma consultoria de comunicação deve fazer a equipe e seus líderes entenderem que a comunicação deve ser tão simples e clara quanto ao que pretende passar, para fazer com que as pessoas entendam “o espírito da coisa” da comunicação adotada nos grupos, de acordo com cada grupo e propósito do mesmo. Não fala o que se deseja somente para dar recados, ou para alguns dos presentes entenderem. Quando em grupo, as palavras, quaisquer que sejam, devem ser dirigidas com o propósito de comunicar o que é preciso e que se encaixe naquela comunidade reunida ali, naquele momento. Falamos aqui de todo tipo de interação, pois que nelas estão os motivos das pessoas se comunicarem.
Que possamos conseguir encaixar “técnica” e “método” no conceito de comunicação, adequando a intenção e a necessidade de cada grupo conforme a função que cada um de nós desempenha ou contexto no qual está inserido. Que todos entendam a comunicação onde se mostra a diferença e peso da palavra e seu alcance. Que todos sejam capazes de dar transparência a mensagem e tornar mais fácil a liderança, o marketing, a publicidade, a venda, a administração, a medicina, o esporte, a política, a economia, o comportamento, as ideias, os objetivos e a educação básica, lugar que considero o mais importante, onde se aprende com eficácia a fazer a melhor comunicação, porque é deste ponto que somos capazes de reproduzir o melhor dos contatos e relações pessoais e interpessoais.
Relações pessoais e interpessoais permeiam a comunicação das relações humanas. Assim, deve-se facilitar a compreensão das necessidades e desejos que se pretenda atender para transformar e fazer evoluir equipes, grupos, times e sua produção de ideias. Na melhor forma de interação e comunicação se busca um jeito pra que a vida fique cada vez mais possivelmente leve e fluente, na grande expectativa de que possamos melhorar as relações sociais, familiares e profissionais. É sadio e inteligente pedir ajuda e trocar ideias sobre o que melhor pode-se fazer e como, para ter o retorno que espera de suas equipes e de seus negócios, de seus diversos grupos e comunidades.
Como assim? Comunicação com eficácia e clareza? Comunicar com eficácia e clareza ocorre quando o que falamos é sempre compreendido pelo outro, pelo interlocutor. Mas nem sempre é esse o resultado de uma conversa, de uma transmissão de ideias, de cultura, de valores, de conceitos e de conhecimento de toda natureza. Precisamos considerar a cultura do lugar, o ambiente, os assuntos que devem ser tratados onde e para qual objetivo se abordou tal assunto. É preciso entender para que tipo de público falamos. Para quem falamos e o que falamos.
Usamos da comunicação verbal e não verbal. Nosso gestual, reação emocional, as caretas que fazemos, o “gosto” e “não gosto”: tudo imprime real comunicação. Até calar significa dizer não quero, não gostei, não concordo, prefiro não falar, etc. Quando estamos num lugar, e queremos dizer com o silêncio, algo sobre o que ouvimos e não gostamos, a forma de comportar em silêncio denota sobre o que aceitamos ou não. Existem muitos exemplos da vida prática que ilustra nossa comunicação que chega a ser engraçadas, de acordo com o contexto.
Diz-se que não é o ambiente que transforma o homem, mas o que tem dentro dele. Prefiro crer na força interior de cada um de nós que nos leva a grandes transformações pela comunicação da ação.