O autismo é uma síndrome que causa alterações na capacidade de comunicação, interação social e comportamento, o que provoca sinais e sintomas tais como dificuldades na fala, bloqueios na forma de expressar ideias e sentimentos, assim como comportamentos incomuns, a exemplo de não gostar de interagir, ficar agitado ou repetir movimentos.
Os primeiros sinais e sintomas de autismo são identificados, geralmente, por volta dos 2 aos 3 anos de idade, período em que a criança tem uma maior interação com as pessoas e o ambiente. Porém, alguns sinais podem ser tão leves que pode demorar até que a pessoa entre na adolescência ou na vida adulta para serem identificados.
É importante lembrar que ter alguns destes sinais não é suficiente para confirmar o diagnóstico de autismo, pois podem ser traços de personalidade. Assim, o ideal é sempre consultar o pediatra para fazer uma avaliação mais detalhada. Testes neuropsicológicos são de grande eficácia na procura do diagnóstico e intervenções posteriores.
O tratamento do autismo varia de uma criança para outra, porque nem todos são afetados da mesma forma. De forma geral, é necessário recorrer a diversos profissionais de saúde como médicos, fonoaudiólogos, neuropsicólogos, fisioterapeutas e psicopedagogos, sendo muito importante o apoio familiar para que os exercícios sejam realizados diariamente, melhorando, assim, as capacidades da criança. Este tratamento deve ser seguido por toda a vida e deve ser reavaliado a cada 6 meses para possíveis mudanças nas intervenções terapêuticas.