CUIDADOS COM AS VARIZES NA MENOPAUSA

0decoracaojaneiro interna copia 12

 

Quando a menstruação desaparece e a mulher entra na menopausa, ocorrem muitas mudanças hormonais e isso pode levar ao surgimento das varizes. Evitar o sedentarismo e ficar muito tempo sentada são duas coisas que devem ser evitadas.  Praticar exercícios  contribui para evitar as varizes e também na prevenção da osteoporose.

O ganho de peso é outro fator que acontece nessa fase, provocando aumento de gordura e perda da massa muscular. Além disso, muitas mulheres fazem reposição hormonal, o que às vezes pode ser contra indicado quando já existe histórico de varizes, pois essa prática pode agravar o problema.

As varizes não são só uma questão estética, a doença precisa ser tratada, já que as veias dilatadas podem estar associadas a complicações mais graves como processos inflamatórios na pele, como linfangite e erisipela, feridas como úlceras varicosas, eczema, flebite e até ter relação com a trombose.

O que devemos evitar é o sobrepeso, a pressão alta, vestir roupas muito apertadas, o sedentarismo e permanecer muito tempo sentado e/ou em pé. Além disso, a gravidez, a menopausa, o uso de anticonceptivos ou hormônios e os fatores hereditários são as outras principais causas do problema.

Os tratamentos venosos  podem ser clínicos, através da escleroterapia ou cirúrgicos. Os tratamentos clínicos consistem em aplicar nas veias uma substância química, ou o laser ou ambos, de forma a produzir a secagem das veias com problemas. Já os tratamentos cirúrgicos consistem na cirurgia tradicional, quando as veias danificadas são extraídas do paciente, ou na cirurgia a laser (o laser endovenoso), que envolve menos dor e uma recuperação mais rápida.

Vale lembrar que não só as mulheres podem ter varizes. Os homens também podem desenvolver o problema e geralmente procuram o médico bem tarde para o início do tratamento. Logo, se você sentir sensação de peso, cansaço e inchaço nas pernas, procure um angiologista para um diagnóstico. Podem ser ou não sinais físicos de doenças venosas. Já se forem varizes e pequenos vasos requerem cuidados especiais.

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!