Perder um ente querido, terminar um relacionamento ou até sair de um emprego são motivos que podem deixar qualquer pessoa muito triste. Diante dessas circunstâncias, como saber quando é somente tristeza por conta de algo que tenha acontecido ou se é, na verdade, um caso de depressão? Em que momento se deve buscar ajuda?
Quando sabemos a diferença entre ambos, conseguimos entender o que estamos sentindo, sendo assim, fica mais evidente a hora de procurar um especialista. Se pudéssemos quantificar e qualificar essas diferenças, precisaríamos prestar atenção em três importantes pontos: a duração, a intensidade e as causas.
A tristeza é um sentimento considerado saudável, pois nos ajuda na elaboração das perdas ou sofrimentos ocasionais. Todos que passam por momentos difíceis atravessam essa fase de sofrimento, que pode se prolongar por um determinado período de tempo. E o percurso natural de todo esse momento é começar a diminuir após as primeiras semanas, e aos poucos a vida volta ao ritmo normal.
Contudo, se a tristeza não passa, e começam a surgir sentimentos de apatia, indiferença, desesperança, falta de perspectivas ou prazer pela vida, podem ser sintomas de um quadro depressivo, a famosa depressão.
Duração – o sentimento de descontentamento pode durar algumas horas, alguns dias e até semanas, mas, para considerarmos um quadro de depressão, precisamos ter um quadro de tristeza e apatia por, pelo menos, três meses.
Intensidade – a tristeza é um sentimento que, na maioria das vezes, não afeta a produtividade da pessoa. Mesmo triste, você ainda consegue fazer as tarefas simples do cotidiano. Já no caso da depressão, a pessoa se sente incapacitada de realizar suas atividades normais do dia a dia. Não há como mensurar a intensidade com que isso ocorre, pois é subjetivo, entretanto, quando esses sentimentos não passam e começam a afetar vários aspectos da vida (saúde, trabalho, relacionamentos, família e vida social) durante um período maior do que se espera, podemos estar falando de um caso de depressão.
Causas – geralmente, a tristeza é causada por algum acontecimento específico. No caso da depressão, pode haver alguns fatores que corroboram com o seu desenvolvimento. A deficiência na produção de algumas substâncias pelo cérebro, herança genética, aspectos da personalidade e fatores ambientais são alguns exemplos que devem ser levados em consideração.
A depressão é uma situação de adoecimento, uma tristeza que não melhora e um vazio que persiste. É importante você saber que a depressão tem tratamento e cura.Seu tratamento envolve terapia e/ou uso de medicamentos. O tratamento costuma ser longo, não podendo se precisar o tempo certo, pois cada caso é um caso.Então, se você acha que pode estar com o problema, o melhor é procurar um profissional especializado (psicólogo e/ou psiquiatra). Só ele poderá fazer uma avaliação e lhe encaminhar para o tratamento correto.