Os funcionários hoje têm mais ferramentas para se comunicar do que nunca – telefone, WhatsApp, e-mail, videoconferência, redes sociais corporativas, entre outras – mas isso não quer dizer que a comunicação dentro das empresas tenha se tornado mais efetiva.
Segundo um levantamento da revista “The Economist”, mais da metade dos funcionários gastam horas por semana resolvendo questões decorrentes de falhas na comunicação. E as consequências mais comuns são o aumento do estresse no trabalho e projetos atrasados.
A pesquisa ouviu 403 profissionais de grandes companhias americanas: mais da metade (55%) diz perder algumas horas da semana resolvendo problemas causados por falhas na comunicação – 16% chegam a passar mais de um dia por semana fazendo isso, e apenas 3% não dedicaram tempo a tarefas desse tipo recentemente.
Segundo os profissionais, o principal motivo das falhas de comunicação são estilos de comunicação diferentes (42%), a falta de clareza na distribuição de responsabilidades (34%) e a pressão por entregas mais rápidas (31%). Também foram citadas a falta de liderança forte (29%) e problemas pessoais entre colegas (27%). Receber instruções pouco claras de um superior e comparecer a muitas reuniões pouco produtivas estão entre as situações consideradas mais estressantes.