Matérias e Colunas

Economia colaborativa e escritórios compartilhados

Vinst Coworking cópia
Foto: Divulgação

Recentemente, o Jornal Nacional exibiu uma série de reportagens falando sobre um tema que já é realidade no mundo inteiro: economia compartilhada. Trata-se de um novo jeito de oferecer produtos e serviços. A ideia é compartilhar conhecimento, dividir custos e aumentar receita.

Nessa carona de compartilhamento e crise mundial, surgiram os escritórios de trabalhos compartilhados, chamados de “Coworking”. Esse novo modelo de escritório, comparado com os antigos escritórios virtuais, vão muito além de simplesmente dividir despesas comuns.

O termo “coworking” surgiu há exatos 10 anos, em São Francisco, Califórnia, onde Brad Neuberg dividia um apartamento com 3 profissionais de tecnologia e durante o dia abria as portas para outros profissionais que precisavam de um local para trabalhar e queriam trocar experiências.

Aqui no Brasil, já existem alguns escritórios de coworking espalhados pelos estados, sendo que grande parte deles está concentrada em São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, respectivamente em termos de proporcionalidade.

Em momentos iguais ao que o Brasil está passando hoje, a melhor estratégia a se adotar, pelas empresas, é levantar um balanço geral e analisar onde podemos cortar gastos.

Compartilhar custos comuns é um grande passo para melhorar a saúde financeira da sua empresa.Aluguel,condomínio, IPTU,seguro,telefone,secretaria,limpeza,energia elétrica,internet, esses são alguns dos gastos que podem ser compartilhados.

Exemplo de atividade de um coworking seria a roda de debates de uma ideia em formação (Pitch de ideias), onde um dos membros expõe o que deseja fazer e os demais membros da rede, cada um na sua profissão e experiência, contribui com soluções para dar corpo ao negócio do parceiro.

Cada “coworker” também pode divulgar o seu trabalho através de palestras de conteúdo de interesse ao grupo, ministradas em horários alternativos, no próprio escritório. Aumentando, assim, o interesse da rede em formar parcerias internas para projetos mais encorpados.

Os exemplos citados acima são só alguns dos muitos benefícios criados dentro de um espaço Coworking. Caso queiram conhecer mais a fundo o universo Coworking bem pertinho da sua casa, façam uma visita a VinstCoworkingRecreio, que fica no Recreio Shopping, 3º piso, sala 334. No site coworkingbrasil.org, você também encontra a grande maioria dos escritórios colaborativos do Brasil.

Nas próximas matérias, falarei mais sobre a nova tendência da economia compartilhada e alguns dos seus vários benefícios.

 

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!