Todas as pessoas já experienciaram um momento em que não estamos felizes ou algo não ocorre como planejamos. A partir daí, a tendência é reclamar. É importante lembrar que, ao fazer isso geralmente colocamos o problema em pauta e nunca buscamos uma solução efetiva.
Minha posição com base em meus estudos em Psicologia Positiva, Física Quântica e Programação Neurolinguística é que reclamar não faz bem. No entanto, há pesquisas que comprovam que, na verdade, as queixas podem ter o efeito contrário em ambientes de trabalho, gerando benefícios. Segundo uma pesquisa realizada na Universidade de Melbourne, reclamar sobre o trabalho, especialmente durante o expediente, pode ajudar profissionais a superar descontentamentos relacionados a esses problemas.
É claro, a pesquisa em questão foi realizada com um grupo muito específico, uma equipe ocupacional responsável por cuidados paliativos e pacientes oncológico, mas ainda assim tem seu valor por comprovar que usar a reclamação e o humor criam laços emocionais que ajudam os profissionais a enfrentarem melhor as situações pertinentes ao trabalho.
Todavia, é comprovado que, como seres sociais que somos, necessitamos viver e conviver com outros e em ambientes cada vez mais diversos. Os problemas que juntos os profissionais “sofrem” por no mínimo oito horas, criam uma identificação e estabelecem laços. Mas é necessário ter atenção, uma vez que várias empresas possuem diretrizes que, explícitos ou implícitos, não permitem determinado tipo de queixas. Isso decorre da perda de eficiência que o comportamento de reclamação gera na empresa. Ele precisa ser trocado por feedbacks, conversas francas e resolução de problemas.
Algumas dicas são essenciais para colocar essas pautas em questão. Primeiramente, é necessário avaliar se a reclamação é algo que incomoda uma massa considerável de pessoas, algo que não é tão pessoal e sim uma queixa geral que pode ser resolvida com mais facilidade. Com isso em mente, tente apresentar essa situação para quem pode fazer algo para minimizar o problema. Uma coisa que melhora o relacionamento e também ajuda nesses momentos é construir, de antemão, uma proposta para redução ou eliminação do “problema”.
Se você é líder, lembre-se que a reclamação, uma vez existente e conhecida, deve ser tratada. Ela é fruto da forma negativa como as pessoas percebem uma determinada situação. Dizer que tomou conhecimento e que precisa entender mais para tratar é um excelente começo. Aprofunde o diagnóstico e questione possíveis soluções para então decidir como minimizar ou eliminar o problema.
É certo que, em um ambiente de trabalho ou não, reclamar por reclamar não gera solução alguma. É preciso entender as raízes de determinadas situações e então clarificar de forma que ocorra um benefício a partir da queixa. Isso também vale para fora do ambiente profissional.