Escovar os dentes é, sem dúvida, um dos pilares para manter uma boa saúde bucal. Contudo, existe um mito bastante difundido de que escovar os dentes várias vezes ao dia ou com muita força é sempre positivo. A realidade, porém, é que o excesso de zelo pode acabar trazendo mais problemas do que benefícios.
Quando você escova os dentes com muita frequência ou com muita intensidade, o esmalte protetor que reveste os dentes pode ser danificado. O esmalte é a camada mais externa e dura do dente, e sua função é proteger as camadas mais sensíveis do dente contra a doença cárie, desgaste e sensibilidade.
Uma escovação agressiva ou frequente pode desgastar esse esmalte, resultando em dentes mais sensíveis e até mesmo predispostos a mais doenças.
O indicado é escovar os dentes de duas a três vezes ao dia
Outro ponto importante é que a retração gengival, que pode ocorrer devido ao excesso de escovação, expõe as raízes dos dentes, tornando-os mais suscetíveis à sensibilidade e à perda dentária. Portanto, é essencial equilibrar a quantidade de escovações com a técnica correta.
Escove os dentes de duas a três vezes ao dia, com movimentos suaves e utilizando uma escova de cerdas macias. Aqui na Galdeano Odontologia & Saúde, incentivamos a prevenção e o cuidado contínuo com a saúde bucal para garantir o sorriso sempre saudável.
Eu sou a Dra. Barbara Galdeano e minha clínica fica localizada no Recreio Shopping, terceiro piso, sala 356. Atuo em conjunto com uma equipe de especialistas que presta um atendimento amoroso, acolhedor e humano.
Para conhecer você pode ligar para o nosso Whatsapp: (21) 98135-0401
https://bit.ly/whatsappgaldeanoodontologia
www.galdeanoodontologia.com.br
* Artigo da Dra. Barbara Galdeano, Odontologista com mais de duas décadas de experiência. (@galdeanoodontilogia)Clique aqui e saiba mais sobre a Dra. Barbara Galdeano