Férias de julho, um período tão aguardado por trabalhadores e estudantes, é uma pausa necessária, pois ajuda no alívio do estresse, evitando o esgotamento físico e mental.
Também é extremamente importante para o desenvolvimento cognitivo e de convívio social para as crianças. Por isso, é importante aproveitar cada momento e desacelerar.
Se possível for, é importante primeiramente desconectar-se dos assuntos de trabalho, evitando a utilização de canais de mensagens e e-mail. Aproveitar o momento, o aqui e agora, dando toda a atenção para o que está sendo vivido e experimentado.
Para aqueles que já chegam no meio do ano esgotados vale uma dica, parar tudo, e reorganizar as prioridades, se possível remover demandas que não tem importância, com intuito de aliviar o que já está sobrecarregado. Se é possível, programe uma viagem, mas não deve ser muito longa, as férias de julho precisam ser bem planejadas e muito bem aproveitadas.
Aqui vão algumas dicas que podem te ajudar:
– Pratique atividades relaxantes: Dedique-se a atividades que promovam o relaxamento e o bem-estar. Isso pode incluir meditação, ioga, leitura, ouvir música, passear ao ar livre ou simplesmente descansar em um local tranquilo.
– Estabeleça limites e organize-se: Defina limites claros para o tempo dedicado ao trabalho durante as férias. Organize-se antecipadamente para que as demandas profissionais não invadam seu tempo de descanso e aproveitem ao máximo os momentos com a família.
– Planeje atividades em família: Use esse tempo para criar memórias especiais com sua família. Organize passeios, faça piqueniques, jogue jogos em família, assista a filmes ou séries juntos. Valorize o tempo de qualidade e fortaleça os parentes.
– Cuide de si mesmo: Reserve um tempo para cuidar de sua própria saúde mental. Pratique autocuidado, como fazer exercícios, manter uma alimentação saudável, dormir o suficiente e realizar atividades que trazem alegria e satisfação pessoal.
O ideal é aproveitar o máximo as férias, se escolher estudar, o interessante é que seja um assunto novo e que não tenha nenhuma relação com o trabalho, aproveitando para aprender coisas novas. Por fim, é importante recarregar as energias para o que ainda vem pela frente! Boas férias!
* Artigo do colunista George Leonardo, psicólogo (@psicologogeorgeleonardo).