Entenda o quanto certas características podem ou não influenciar a forma como o seu negócio deve ser divulgado
Quando falamos de cultura e de sua importância, primeiro é necessário entender o que é exatamente essa “cultura”, o que significa e como ela dita o ritmo e a lógica de consumo de uma determinada região.
Ao tratarmos da lógica de mercado, antes de abrir um negócio em uma zona específica ou expandir o seu empreendimento para algum outro local, é sempre importante levar em consideração todo o cenário do novo endereço. Ou seja, é importante levar em consideração os hábitos de consumo daquela região. Saber se os habitantes têm o costume de jantar fora dia de semana, se preferem comprar e ir pra casa, o poder aquisitivo das pessoas que estão localizadas à volta do estabelecimento, a religião dominante e as restrições eventuais que a mesma pode trazer para o negócio (no caso de um bar, por exemplo), etc.
São inúmeros os pontos que devem ser levados em consideração antes de decidir por um ponto de venda específico. Isso significa que vai além do óbvio de não abrir uma churrascaria com carne de vaca na Índia, onde o animal é visto como sagrado. É importante entender o comportamento daquela população que ali está.
As variáveis a serem consideradas são, dentre outras, poder aquisitivo, horários de trabalho, hábitos de consumo, religião dominante e variáveis (ou mesmo se há uma), clima, idioma e dialetos, individualismo, tamanho das famílias, noção de distribuição de poder, pensamento em longo prazo e aversão a risco (ou não).
Geralmente, os sites e consultorias se especializam em coletar esses dados em grande escala e para multinacionais, mas isso não significa que não possa (e deva) ser feito também ao entrar em mercados menores, como de um bairro específico ou trocar de cidade dentro do mesmo país. Há diversas variáveis e, por menor que o seu negócio possa ser, é sempre importante considerar todos os cenários possíveis para estar pronto para qualquer adaptação que se faça necessária.
Essa avaliação e medição podem ser feitas pelo próprio interessado em começar um negócio ao visitar a região. Uma experiência, ainda que de uma semana caminhando pelas ruas da cidade, conversando com pessoas nos bares, entrevistando informalmente os potenciais consumidores do seu produto e/ou serviço, pode ser uma ótima e barata estratégia de entender a cultura local e a lógica e comportamento de consumo daqueles que serão os futuros clientes.
Não deixe de pesquisar, entender e aprender o máximo que puder do bairro, cidade, estado e país em que pretende começar seu novo negócio. Cada detalhe pode ser determinante para saber qual produto não é necessário e qual pode ser fundamental para o sucesso da empresa.