IPTU: cuidados e dúvidas frequentes

0decoracaojaneiro interna copia 1

 

IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) é destinado a proprietários de imóveis  residenciais ou comerciais construídos em áreas urbanas. E a cada ano, quando chega essa cobrança, surgem também algumas dúvidas.

A forma de pagamento é uma delas: afinal, é melhor pagar à vista ou parcelado? Para contribuintes que possuem recursos, sem dúvidas, diria que o pagamento à vista é a melhor opção, pois quase sempre os municípios oferecem desconto e, comumente, acima do rendimento da poupança – que totalizou 1,4% em 2020. Caso não tenha essa possibilidade, o contribuinte poderá optar por parcelamentos de até 10 vezes, na maioria dos casos.

Outra questão que aparece com frequência é a isenção do IPTU. Prevista na Constituição e no Código Tributário Nacional, normalmente, são beneficiados contribuintes com deficiência física, aposentados e pensionistas acima de 60 anos, e alguns imóveis, dependendo de valor e metragem. Mas, vale ressaltar, essas regras são determinadas por cada município e, em geral, não são aplicadas de forma automática. É importante se informar corretamente e, caso tenha o direito, solicitar a isenção por formulários e documentações, de acordo com a exigência de cada cidade.

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!