Matérias e Colunas

Lente de contato: avanço na estética bucal

White-Teeth
Foto: Reprodução internet

 

Você já ouviu falar em lentes de contato, sim? Mas sabe que o termo também se aplica à estética bucal? Lentes de contato são capas, normalmente de porcelana, extremamente finas e feitas artesanalmente em laboratório para cada paciente. A colocação dessas lentes é indicada para quem tem dentes pequenos e/ou com alguma alteração de forma, desgastados ou desalinhados, dentes que apresentam espaços entre si (diastemas) ou com pequena alteração de cor.

Para começar o tratamento, é feito um planejamento digital enviado para o laboratório, e o mesmo produz um enceramento que visa ter uma noção do prognótisco final. Antes do procedimento, é possível ter uma ideia do resultado pelo Mock-up. Através de nenhum ou pouco desgaste dentário, as lentes são colocadas sobre a estrutura de dente já preparada para recebê-las. É importante ressaltar que, mesmo que feita sem desgaste nenhum, ela é irreversível: uma vez colocada sobre o dente, não há como voltar atrás.

Alguns cuidados são muito importantes para quem usa as lentes: evitar hábitos como morder unha e caneta, e consultar o dentista regularmente! Vale ressaltar que as lentes não protegem contra cárie, uma vez que são colocadas apenas na parte da frente dos dentes. Por isso, os cuidados diários, como escovação adequada e uso do fio dental, são indispensáveis.

A colocação das lentes deve ser evitada em pacientes que possuam algum hábito parafuncional, como bruxismo e apertamento, ou pacientes que possuam pouca estrutura dentária para suportar as lentes.

Converse com seu dentista sobre essa opção estética e tire todas as suas dúvidas. É imprescindível a avaliação realizada pessoalmente.

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!