Matérias e Colunas

Liderança tensa em tempos de crise

12356773_1538723879752974_6482493737310099232_o
Foto: Flickr

 

 

A crise está instaurada e não há mais como negar. Inteligência emocional, coaching e empoderamento são as chaves para liderar, principalmente, em tempos de crise. É preciso positividade e criatividade para driblar, controlar a ansiedade, o medo e o desânimo das equipes. Mas, acima de tudo, é preciso acreditar que, juntos, são capazes de vencer.

O momento é de ter, mais do que nunca, cuidado no trato com as emoções. A hora é de ressignificar, trabalhar de forma inteligente as emoções e o clima organizacional, aproveitando os efeitos positivos do trabalho colaborativo, da empatia, dos valores da equipe e, principalmente, do foco na solução. Muitas empresas estão demitindo e quase nenhuma contratando e outras, ainda, fechando as portas. Não há tempo para desânimo e  “choramingos”.

– Divida com suas equipes a realidade da empresa e do mercado; transparência é fundamental.

– Seja motivador até na demissão; você é líder. Transmita o melhor que puder ao demitido e faça disso um fato positivo na hora de comunicar à equipe. Quem ficou precisa ouvir de você o quanto é importante para a organização nesse momento.

– Informe suas equipes de que, juntos, dando o melhor de si, serão capazes de superar esse desafio; convide-os para pensar juntos em soluções criativas não só para a empresa, mas para eles como profissionais.

– Não se permita berros ou nervosismos; não adoeça emocionalmente e nem permita que isso aconteça com as equipes.

Mais do que nunca, é tempo de colaboradores e empresários unirem forças. Reinventar a vida e os negócios não é luxo! Renovar, recriar e repensar são premissas básicas de sucesso!

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!