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Liderando em tempos de crise

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A crise bateu à porta de sua empresa? Sua equipe de líderes está desmotivada? A produção despencando?

Podemos afirmar que, diante de um momento de crise, sempre haverá uma grande oportunidade para aquele gestor visionário, empreendedor e que tem foco em gerar resultados surpreendentes. Sendo assim, não espere as coisas melhorarem ou até mesmo pague para ver os próximos acontecimentos ficando de braços cruzados, sendo um “mero expectador”, seja você um agente de mudança em sua empresa, foque na solução e não no problema.

Segundo Bill George, professor de gestão (Harvard Business School) e autor do livro “Sete lições para liderar em tempos de crise”, é numa crise que se define um líder. Ele ressalta que a crise econômica 2008/2009 não aconteceu devido aos empréstimos de risco, aos seguros de crédito ou à ganância excessiva, mas sim a uma liderança falhada por parte de gestores que não souberam seguir o “Verdadeiro Norte”, ou seja, a sua bússola interna, as suas crenças, valores e princípios.

Estudos demonstram que cerca de 95% das decisões de um gestor podem ser tomadas por um estudante de ensino médio razoavelmente inteligente, assim exigindo-se apenas um bom senso. Mas os diretores não são pagos para tomar essas decisões; eles recebem seus salários por causa dos outros 5%. Essas são as decisões mais difíceis. Todo processo de mudança, todo desafio e toda crise requer uma postura diferenciada, uma visão ampla, uma visão de águia. Sendo assim, a maneira como se lida com essas situações é que faz a diferença entre os verdadeiros líderes e os demais.

Visando enfrentar estes momentos de crise global, citaremos abaixo 3 aspectos que farão a diferença em seu modo de ser/agir:

  1. Seja líder de si mesmo: Você é o comandante da embarcação, sua equipe confia e se espelha em você. Tenha equilíbrio emocional, controle sua ansiedade, seus impulsos e medos, confie em você, em sua capacidade de liderar. Demonstre confiança à sua equipe.

  1. Haja pelo exemplo: Jesus Cristo, enquanto homem carnal, ser vivente nesta terra, agia a todo o tempo pelo exemplo. Conversava com seus discípulos, dava-lhes instruções com muito amor e paciência, os ouvia, os tratava de forma igualitária… Isso é agir pelo exemplo. Faça o mesmo com sua equipe, seja empático, se aproxime de cada membro do grupo, ouça-os, adote suas ideias, e se as mesmas forem pertinentes as coloque em prática dando o mérito a este profissional. Isso é também uma forma de liderança participativa. Lembre-se: “As palavras movem, porém os exemplos arrastam multidões”. Assim também você conquistará a admiração e respeito de sua equipe

 

  1. Seja você um elemento poderoso de mudança: A solução está dentro de você. Pare, pense, reflita, pondere, analise, peça opinião. Jamais se desespere. Se você está ocupando este cargo, é porque tem know-how para tanto. Transforme problemas em trampolins para grandes ideias, uma oportunidade de mudança extraordinária que, além de fazer sua empresa decolar, o fará se sentir pleno(a).

 

Lembre-se: “Sua equipe é o espelho de sua liderança”.

 

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