Matérias e Colunas

Categoria:

5 motivos para que microempreendedores apareçam na imprensa

Se você é microempreendedor individual (MEI), tem que saber que pode e deve usar a imprensa a seu favor. No nosso país, 99% dos negócios são micro e pequenas empresas (MPE), em outras palavras, são cerca de 22 milhões de CNPJ.

Além disso, as MPE representam 55% dos empregos com carteira assinada e quase 30% do Produto Interno Bruto (PIB), que é a soma de todos os produtos e serviços de um país em um ano, segundo dados do Governo Federal. Ou seja, você sendo MEI, você é muito importante e deve mostrar ao mundo isso.

Sendo assim, coloco aqui 5 motivos para aparecer na mídia e aproveitá-la ao máximo.

1. Reconhecimento e autoridade: a imprensa pode transformar um microempreendedor em referência no seu setor. Ao ter sua história ou negócio destacado através das matérias, você conquista a confiança do público. Afinal, as pessoas confiam mais em quem aparece em lugares reconhecidos tradicionalmente e de confiança, como jornais, revistas e portais de notícia. Você deixa de ser “apenas mais um” e passa a ser visto como alguém que entende do que faz.

2. Alcance maior com baixo custo relativo: aparecer na imprensa não é só para empresas grandes ou para quem tem muito dinheiro. É mito esse papo de quem aparece na televisão ou no jornal é rico. A imprensa pode trazer visibilidade em massa com investimentos bem mais acessíveis, já que você só paga o assessor para te colocar no noticiário. Sua história pode alcançar pessoas em todo o país ou em todo seu bairro (onde você quiser) sem que você gaste uma fortuna.

3. Valorização da criatividade e soluções únicas: os microempreendedores são conhecidos por suas soluções criativas e adaptáveis. Mostrar suas soluções na mídia através de entrevistas, sendo fonte confiável para jornalistas, pode destacar como você é capaz de inovar, mesmo com recursos limitados. Isso reforça o valor do seu trabalho e atrai clientes que se identificam com o que você oferece.

4. Economia de tempo e energia no marketing: sabemos que o microempreendedor faz tudo sozinho – desde atender clientes até criar conteúdo para redes sociais. Estar na imprensa permite que você ganhe visibilidade sem precisar gastar horas tentando produzir conteúdo. A mídia trabalha a seu favor, ajudando você a alcançar resultados mais rápidos. Basta copiar o que sair na imprensa sobre seu negócio e colar no seu perfil no Instagram, por exemplo. Quer coisa melhor?

5. Impacto ao seu redor: 28% dos MEIs são a única fonte de renda de toda a família, o que significa que 1,7 milhão de famílias e 5,4 milhões de pessoas são sustentadas exclusivamente por um MEI, segundo o Sebrae. Dessa forma, ao aparecer na imprensa, você não só promove seu negócio, mas também contribui para o desenvolvimento da sua comunidade, da sua região, daqueles que são impactados pelo seu trabalho, de alguma forma. Quanto mais pessoas conhecerem seu trabalho, maior será o impacto positivo na economia local.

Estar na imprensa não é exclusividade de grandes empresas. Se você é MEI e sente que carrega seu negócio nas costas, a mídia pode ser sua aliada para alcançar clientes que confiem, admirem e valorizem o que você faz.

Caso queira saber mais, podemos conversar pelo Whatsapp, clique aqui.

Microempreendedores * Artigo da colunista Rafa Tayâo, especialista em comunicação digital, planejamento de comunicação, criação de conteúdo e gestão de redes sociais. Siga no instagram Instagram – @rafatayao e LinkedIn – rafa tayão.

Eu sou jornalista há 17 anos e posso te ajudar a estar na imprensa. Entre em contato comigo agora, clique aqui. Conheça também meu e-book gratuito que esclarece todas as dúvidas sobre este assunto e meu perfil no Instagram, onde tenho vários vídeos sobre aparecer na mídia.

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!